Aprendendo a Amar

I João 4:7-16
Até algum tempo atrás, o vírus que a maioria das pessoas temia era o da gripe. Hoje, quando alguém fala que pegou um vírus, muitos acham que está se tratando do computador. Muitos vírus de computador têm aparecido todos os anos, como o Melissa ou Freddy Krueger, mas nenhum conseguiu tanto sucesso em se propagar quanto o vírus chamado “Eu te amo”. As pessoas, ao receberem uma mensagem eletrônica de alguém conhecido com o título “Eu te amo”, logo a abriam, sem saber que também estavam sendo infectadas. Mas por que será que este vírus se difundiu tão facilmente? Quem é que não gosta de receber uma mensagem com uma declaração de amor? Na verdade, não há expressão mais poderosa do que esta: “Eu te amo!” Todos gostam de ouvi-la. Todos a querem receber. Mas quando a declaração é original (sem vírus!!!) e quando a frase vem acompanhada de ações que expressam este amor, não há nada melhor e mais impactante.
Qual foi a melhor declaração de amor que você já recebeu? Ela veio acompanhada de algum ato que a confirmasse? Como foi? Este estudo pretende ajudá-lo a se relacionar com as pessoas à sua volta com uma atitude sincera de amor e aceitação. Abra o seu coração e peça ao Espírito que trabalhe sua vida.
1) Amar as pessoas e amar a Deus são duas faces da mesma moeda – Leia o texto de 1 João 4:7,8. (a) Pense numa pessoa que você considera que ama de verdade. Se, numa entrevista, perguntassem a ela o que você fez que pudesse demonstrar seu amor por ela, o que ela responderia? (b) Agora pense em alguém que você acha difícil de amar. Sem dizer seu nome, fale o que faz com que amar esta pessoa seja tão difícil? (c) Com esta pessoa ainda em mente, faça uma paráfrase do v. 8: “Aquele que não ama (fale o nome dela aqui) não conhece a Deus; porque Deus é amor.” Ao ler esta versículo desta maneira, como a visão de seu relacionamento com Deus foi afetado?
2) Amar as pessoas implica em vê-las com Deus as vê – Pode parecer duro fazer esta paráfrase do v. 8, mas Deus sabia bem que não seria fácil para nós. Nós vemos tudo através de lentes, por isto é importante que coloquemos as lentes corretas. Se orarmos a Deus pedindo que Ele nos mostre Sua maneira de olhar, estamos no caminho certo. Leia 1 João 4:9,10. (a) De acordo com o texto, Deus deu o seu melhor por amor a nós. Ele deu tudo o que tinha. De que maneiras você poderia se sacrificar para dar um passo a mais em direção das pessoas que você acha difíceis de amar? (b) Que tipo de disciplina espiritual pode ajudá-lo a crescer no amor às outras pessoas?
3) Amar as pessoas é um teste para nosso relacionamento com Deus – Uma escritora disse certa vez: “Você tem certeza de que tornou Deus à sua própria imagem quando começa a achar que Deus não gosta das pessoas que você não gosta”. Se temos sérias dificuldades em amar outras pessoas, podemos colocar em cheque nosso próprio amor por Deus. Leia 1 João 4:11-16. (a) Desde que Cristo passou a habitar em seu coração, o que mudou em sua capacidade de amar as pessoas (vv. 11,12)?
Colocando em ação – Escolha duas pessoas com as quais você se relaciona (uma fácil e outra difícil) e surpreenda-as com uma atitude prática de amor, esta semana. Lembre-se quando o assunto é amar, a Trindade está agindo a seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário