NOSSA MANEIRA DE VER O MUNDO

A maneira de cada um ver o mundo, de ler a vida e as pessoas, vai ajudar a determinar nossa realidade familiar. O que pensamos sobre divórcio, aborto e homossexualidade, por exemplo, reflete a nossa cosmovisão. Um exemplo disso é o fato de que muitos pais de jovens hoje foram jovens na década de sessenta, e têm sua cosmovisão formada pelas revoluções daquele período, sendo assim bem permissivos com seus filhos em questões como, por exemplo, a sexualidade e o uso de drogas.

Podemos afirmar que há uma cosmovisão pessoal, familiar e social. Há percepção da vida e dos elementos que a compõem e é formulada por cada indivíduo, que, somada a de outra pessoa no casamento, vai gerar uma cosmovisão familiar. As diferentes cosmovisões familiares, por sua vez somadas, vão formar a cosmovisão de uma determinada sociedade. Os pressupostos mais íntimos de cada um de nós determinam nossa leitura da vida e a formulação do conjunto de valores que vão nortear nossas vidas.

Podemos ver um grande conflito entre o que a Bíblia fala sobre sexo, homossexualismo, dinheiro, poder, vida, aborto, por exemplo, com a maneira como grande parte de nossa sociedade vê todas estas coisas. Se nossa cosmovisão for bíblica ou mundana isso vai influenciar muito na nossa realidade familiar. Nem todos os assuntos com que nos deparamos hoje são abordados pela Palavra de Deus, mas nela temos princípios que nos ajudam e norteiam para tratarmos qualquer matéria.

QUEBRANDO O GELO

[P] De que modo a sua maneira de encarar a vida entra em conflito com seus colegas de trabalho, escola ou familiares, que não são cristãos? Como você lida com isto?

APROFUNDANDO O TEMA

Uma família fora do padrão de Deus (2 Samuel 3:2-5) – Temos neste texto a composição da família de Davi, e somos informados que ele possuía seis esposas e um filho com cada. Mais tarde ele ainda aumentou essa família com mais filhos e esposas. Se era proibido pela Lei de Deus, porque Davi então tinha tantas mulheres? A resposta é que a cosmovisão de Davi estava errada. Para a sua sociedade, para suas mulheres, seus conselheiros, seus sacerdotes isso era algo permitido por Deus e, conseqüentemente, também para Davi era algo normal. Aqui chegamos ao ponto: há uma revelação de Deus do certo e errado e há uma percepção da vida determinada pelo ambiente em que vivemos. As duas sempre estarão em tensão, e cristianismo genuíno é viver os valores do reino de Deus e não os do reino dos homens.

[P] Que importância a Palavra de Deus tem na formação dos valores de sua família? Dê um exemplo de como o modo de vida mudou em sua casa depois que as diretrizes de Deus passaram a ser levadas em conta?

Vidas e interrupções de vidas (Salmo 139:14-16) – Uma campanha aberta é travada por diversos grupos sobre a legalidade do aborto. Preocupações justas quanto à preservação da saúde da mulher que corre o risco de morrer no processo acabam por mudar o foco, ao tentar consertar um erro com outro. No salmo em questão, o autor fala de como o amor do Criador já estava presente quando o feto era ainda “substância informe”, com plena consciência dos dias de sua completa existência.

[P] Como você encara o processo de início e interrupção da vida? Como uma gravidez indesejada pode servir para os propósitos de Deus e trazer felicidade a uma família? De que modo a graça e o perdão divinos estão ligados à questão?

(Des)Orientações sexuais (1 Coríntios 6:9-11) – A aceitação da homossexualidade é um dos grandes empenhos da mídia de nossos dias. Novelas e programas de todas as grandes emissoras têm defendido a causa homossexual. No texto acima vemos claramente a inconformidade da prática homossexual com os padrões bíblicos. Mas o outro extremo – a chamada homofobia – tampouco encontra respaldo nas Escrituras. O comportamento bíblico é uma atitude de aceitação, respeito e ajuda paciente rumo à mudança.

[P] Você tem preconceitos quanto a pessoas homossexuais? Pensando em como Jesus lidou com publicanos e prostitutas, como seria a melhor abordagem para o homossexualismo e seus praticantes?

APLICANDO O APRENDIZADO

Como a sua maneira de ver o mundo se mostra, comparado com os padrões bíblicos? Se o radicalismo afasta as pessoas da igreja, a permissividade é tão nociva quanto. Em que pontos você entende que deve reformular sua visão de mundo, para se conformar com o padrão divino? Como crescer no conhecimento da Palavra de Deus para evitar os enganos dos valores desta geração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário