Exigências Urgentes

Êxodo 18:13-24

Um dos lemas de quem lida com a boa administração do tempo é: “Nunca permita que as tarefas urgentes tomem o lugar daquelas que são importantes”. Pode parecer estranho, mas, de modo geral, tarefas urgentes e importantes não são coincidentes.

Vivemos em uma constante tensão entre o urgente e o importante. O problema é que algumas tarefas importantes não precisam ser feitas hoje, nem mesmo esta semana. Um tempo devocional extra, a visita a um amigo necessitado, algum tempo  de avaliação diante de Deus... tais atividades, de modo geral, podem esperar. Mas as tarefas urgentes exigem ação imediata. Sua exigência aparentemente irresistível devora nosso tempo e energia. Entretanto, sob a perspectiva do tempo, sua importância atual ou ao longo do tempo desaparece. Descobrimos que nos tornamos escravos da tirania do urgente.

Esse problema não é novo. Ele atormentou o líder Moisés enquanto estava à frente do povo de Israel no deserto, rumo à terra prometida. Este estudo mostra como as urgentes exigências da direção e do governo do povo solaparam sua energia em detrimento de sua liderança espiritual. E descobriremos como o auxílio surgiu de uma fonte inesperada.

Abertura__________________________________________________

· Quais são as exigências urgentes sobre seu tempo que apareceram recentemente (pedidos de ajuda de outros, demandas do trabalho e da família, problemas, etc)?

· Na sua avaliação, quais destas demandas são realmente importantes na sua agenda atual? Por quê?

Estudo___________________________________________________

1) Pela atitude de Moisés, como você vê o sentimento dele em relação ao povo e o seu nível de comprometimento com a resolução de seus problemas?

2) Imagine as disputas que surgiam entre milhares de famílias acampadas no deserto. Como Moisés respondia a seus urgentes problemas (vv. 13, 15, 16)? Você acha que a maioria destes problemas podia ser classificada como importante ou apenas urgente?

3) Como a solução sugerida por Jetro, sogro de Moisés, o ajudaria a organizar melhor o tempo e não ficar refém da urgência dos pequenos problemas?

4) Que tipo de atitude ou de mudança no estilo e ritmo de vida você acha que foram necessários a Moisés para colocar em prática o conselho de Jetro?

5) Quem foi beneficiado com a mudança de atitude de Moisés? Por que Moisés teve dificuldades para enxergar esta possibilidade?

Compromisso_____________________________________________

· Você se considera uma pessoa aberta para receber críticas sobre sua administração do tempo? Por quê?

· Identifique alguma tarefa que aparece constantemente em sua agenda que pode ser classificada como urgente, mas que não é importante. Faça o desafio de deixá-la de lado nas próximas semanas. Compartilhe isto com um(a) companheiro(a) de oração do grupo para prestação de contas futura.

· Invista um tempo em oração pedindo sabedoria de Deus para uma mudança mais radical na sua maneira de atender as solicitações diárias. Nos próximos estudos, daremos mais alguns passos nesta direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário