MORDOMIA DO TEMPO – EC. 3.1-8

No texto que lemos nos ensina que tudo que fazemos nesta vida tem o seu tempo determinado. Nada deve ser deixado ao acaso. O saber aproveitar o tempo implica discernimento e diligência quanto às oportunidades que Deus nos dá.

Duas idéias nos mostram o texto: 1) É que Deus nos dá o tempo e dele somos administradores bons, medíocres ou maus. 2) A organização do nosso tempo em relação ao trabalho, à família, ao lazer, à Igreja, etc. Está lição tem, pois, a ver com a administração do nosso tempo em todas as nossas atividade. DEUS, O SENHOR DO TEMPO. Tempo - Grego – KAIRÓS - É o tempo de Deus. TEOLOGICAMENTE - falando é a Ação de Deus no Universo que, de acordo com seus atributos morais e absolutos, trabalha os tempos e as estações para que todos os seus planos e conselhos tenham plena consecução.

Existe a possibilidade de conciliarmos nossos afazeres diários com nossa vida devocional?

1. Administrando o tempo que Deus nos dá – O primeiro grande principio da nossa mordomia do tempo é o fato de que Deus é o Senhor do tempo e, que a sua administração torna-se para nós. O homem é senhor e governador da natureza, não por direito próprio ou para fazer a sua própria vontade, mas é vice-regente de Deus, encarregado de fazer a vontade de Deus, responsável diante de Deus pela mordomia que tem. Sl. 8:4-8.

O Reino de Deus deve ser prioridade em nossa vida sempre. Precisamos reservar, diariamente, um momento para Orar, Ler a Palavra de Deus e estarmos a Sós com Ele, porque todas as outras necessidades serão supridas. Não é errado cuidar do que é indispensável à vida material. A Falha está na preocupação angustiosa, e na ansiedade que ocupa todo o tempo e revela a falta de fé no cuidado do Pai.

2. O tempo é dádiva de Deus – (Sl. 90:12) Quando Lemos a Oração expressada por Moises, somos por Deus advertidos e conscientizados acerca da administração do tempo. A Expressão “CONTAR OS NOSSOS DIAS” dá a idéia da preciosidade do Tempo e também da brevidade da nossa vida nesta existência temporal. Cada minuto nosso é precioso e indispensável, e o seu uso correto e oportuno é que nos torna capazes de vive este tempo bem. CONCEITO ERRÔNEO ACERCA DO TEMPO Deus não quer que sejamos escravos cegos do tempo; ele quer que aprendamos “A CONTAR NOSSOS DIAS”, isto é, que administremos nosso tempo, de tal forma, que isso redunde em nosso bem tanto em nossa vida material como espiritual. Para onde foi o tempo? – O tempo voa? – O tempo cuidará do caso? – Não tenho tempo? Quando não conseguimos fazer todas as coisas necessárias no tempo disponíveis, usamos essas indagações mencionadas, o problema não está no tempo, mas sim no seu USO. O tempo está sempre disponível; nós é que o sufocamos com atividades em demasia e sem priorização, num determinado momento. “CONTAR O DIAS” também significa contar o tempo, planejar todas as atividades possíveis dentro do tempo disponível, dentro de um critério de prioridade, conforme a importância das coisas. Sl. 90:12, Moises expressa, Visto que a vida é tão breve e por ser vivida sob a ira de Deus contra o pecado, Moises implora a Deus sabedoria na enumeração de seus dias. A Palavra de Deus dá Vida, isto é, sabedoria a usar o tempo ao nosso favor: (Dt. 4:1; Dt. 5:33; Rm. 13:11-13)

1. Planeje seu tempo - Ec. 3:1 - “TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO,...”. Nesta expressão bíblica entendemos não só que o nosso tempo é predeterminado por Deus, mas que nós devemos ser cuidadoso quanto ao seu uso.

2. Cultive a pontualidade - Rm. 12:11 Há uma justificativa falida contra a pontualidade que muito prejudica e que ouvimos sempre: “Antes tarde do que nunca”. A Pontualidade faz parte do caráter cristão. Certa vez perguntaram ao Almirante Inglês, Nelson, qual o segredo de seus êxitos. Respondeu que os devia à pontualidade; jamais chegara atrasado a seu compromisso. – Você tem sido pontual? Ou é do tipo relapso, que só chega depois do horário e, apesar disso, traz sempre uma justificativa? Suas desculpas acham-se, porém desgastadas; não convenceu. – Veja quanto você perde com o atraso; não seria mais econômico ser pontual? – Pontualidade é virtude própria das nações robustas e bem educadas.

3. Procure remir o tempo - Ef. 5:16. Remir o tempo não significa diminuí-lo, nem aumenta-lo. Significa aproveitar ao máximo. Devemos também remir o tempo na esfera espiritual, no sentido de dar prioridade às coisas espirituais como, Não deixar de Congregar, Evangelização, Cultos de Ensino, Meditação da Palavra individual, Oração, Consagração, etc...

CONCLUSÃO:

Deus nos deu o tempo. Ele não vive no tempo. O tempo é nosso, da humanidade. É um dom de Deus a cada ser humano. Não somos nós que fomos feito para o tempo; ele foi criado para nós. A Mordomia cristã do tempo é a base para êxito administrativo de todas as esferas da vida do cristão. Por isso, o tempo deve ser santificado ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário