COMO ALCANÇAR O SUCESSO COM SUA FAMÍLIA

Uma mulher chamada Edith Schasffer, esposa de um filósofo muito famoso chamado Francis Schaeffer, escreveu um livro por nome “O que é uma família?” e dentre os capítulos do livro a um que chama a atenção “O museu de Lembranças” e isso nos faz fazer algumas perguntas para nosso coração.

Ao percorrer o museu de lembranças de sua vida, o que você vê? Beleza? Tristeza? A maioria dos objetos expostos traz recordações de sofrimento, maus tratos, desprezo, violência? Ou talvez você veja em quase todos lembranças de risos e objetos de uma infância feliz. Tome agora a decisão de fazer uma nova visita às suas lembranças.

Lembranças são mais que imagens guardadas no porão da nossa mente, elas fazem parte do material ao qual somos feitos, são o molde com o qual construímos um novo lar, nosso casamento, nossa família. É importante saber o que achamos dessas lembranças, como as conciliamos e como as interpretamos e como permitimos que elas influenciem a nossa vida.

Pense em três coisas importantes sobre sua família e como você a construiu:

  1. Como o lar em que você foi criado o preparou para o casamento (passado)
  2. Como você está repetindo, de modo consciente ou inconsciente, o padrão de comportamento do lar em que foi criado (presente)
  3. De que características você necessita para definir o seu casamento e a sua família (futuro)

Vamos voltar a pergunta inicial e analisar “o que é uma família?”

Algumas definições:

Dicionário Webster: “um grupo de indivíduos morando sob o mesmo teto e, em geral, sob o comando de um só.”

Dicionário Oxford: “um grupo de pessoas que vive na mesma casa ou sob a autoridade de uma delas, incluindo pais, filhos e empregados”

Se analisarmos as nossas famílias e as lutas e dificuldades que passamos chegamos a essa conclusão: “é o ambiente no qual fincamos as primeiras raízes, formamos as nossas impressões mais duradoras, montamos os blocos de construção do nosso caráter e determinamos se enxergaremos a vida através das lentes e da dissensão ou da aceitação”.

CARACTERISTICAS DE UMA FAMILIA ESTRUTURADA

  1. Os moradores da casa tem um compromisso entre si.
  2. Eles passam boa parte do tempo juntos
  3. A comunicação entre eles é freqüente e sincera
  4. A família une-se em tempos de crise
  5. Os membros reafirmam as qualidades de cada um e incentivam uns aos outros com freqüência.
  6. Os membros da família tem o mesmo compromisso espiritual
  7. Cada pessoa da casa confia nas outras e valoriza a confiança que depositam nela
  8. Os membros da família desfrutam liberdade e perdão

O que você achou? Faça uma retrospectiva em sua vida? Até que ponto a família que o criou o preparou para construir a próxima. Ao pensar no seu antigo lar que características positivas e negativas você trouxe consigo sem perceber? Faça uma avaliação sincera de sua situação atual como família e de seu casamento. Sem ser muito rígido consigo mesmo, pense nas atitudes que poderia tomar para por em prática aquelas características que faltam no seu casamento.

Após fazer isso queria dar uma luz de esperança para seu futuro, para o futuro de sua família e de seu casamento. Nos últimos capítulos de efésios existem orientações capazes de transformar seu casamento e oferecer a sua família o que ela necessita para ser bem-sucedida.

  1. FALE A VERDADE (Efésios 4.25)

Analisando bem o que Paulo quer nos mostrar aqui é puramente o que você entende quando ler diretamente esta frase “fale a verdade”, como diz um jornalista “doa a quem doer”. Não importa o quão difícil vai ser a conversa, as palavras que você precisa falar, coloque em prática essa atitude de falar a verdade, de ser sincero e direto sem rodeios. Os relacionamentos são construídos em cima da confiança e a confiança é construída em cima da verdade.

  1. CONTROLE SUAS PALAVRAS E PONHA EM PRÁTICA A CORTESIA (Efésios 4.29 – 31,32)

Uma frase “O amor sem sinceridade é ilusório, e sinceridade sem amor é cruel” ambos caminham juntos. Lamentavelmente a língua é capaz de destruir tudo aquilo que o amor constrói com tanto cuidado. Analisando o texto:

O verso 4 a palavra “torpe” significa podre, pútrido, ou seja, determinadas palavras tem o poder de contaminar as pessoas. É o mesmo que colocar um pedaço de carne estragada no sanduíche do seu cônjuge ou preparar uma omelete com ovo podre. Palavras desse tipo provocam raiva, amargura, ira, gritaria e rancor. A palavra grega para amargura é afiada, cortante ou como ponta de uma flecha. A ira e a raiva caminham juntas mas não são a mesma coisa; ira significa fúria e raiva seria o mal-humorado.

No lado positivo do texto o verso 32 traz as palavras “bondoso, compassivos e perdoando”. Cortesia é algo que costumamos fazer para as pessoas estranhas, não é mesmo? Não somos corteses com a maioria dos nossos familiares porque alegamos ter mais intimidades com eles. Devemos ser autênticos uns com os outros é o que quase sempre ouvimos.

  1. APRENDA A COOPERAR E ADAPTAR-SE (Efésios 5.21)

Sujeição é uma palavra muito dura para o nosso tempo moderno. Contudo o próprio Jesus nos ensinou isso. Submissão é a disposição de ajudar alguém e adaptar-se às necessidades e desejos de quem amamos e isso é algo mutuo. Uma vez ouvi essa frase: “Se você quer ver sua família feliz então aprenda a fazer os moradores de sua casa felizes”.

O mundo que vivemos é muito egoísta, busca apenas seus próprios interesses e objetivos. O que Paulo nos afirma é sujeite-se a vontade do seu próximo, do seu cônjuge, de seu filho, de seu pai, de sua mãe e etc.

  1. DEMONSTRE AMOR SEMELHANTE AO DE CRISTO (Efésios 5.25)

O amor semelhante ao de Cristo é um amor submisso por natureza. Na cultura machista dos gregos e romanos, o mandamento recebido por um homem de amar a mulher como amaria a própria carne elevava o sexo feminino à mesma categoria do sexo masculino, talvez superior! Encaremos os fatos.

  1. RESPEITE A AUTORIDADE (Efésios 6.1)

Por quanto tempo somos crianças? Somos crianças enquanto vivemos sob o teto de nossos pais, portanto devemos respeitá-los. Mas quando abandonamos (deixar) a casa de nossos pais para formarmos outra família o que ocorre? Como fica isso? Primeiramente queria que você levantasse sua camisa e olhasse se você tem um umbigo, se sim, você está incluído nessa categoria. Preste atenção nas palavras de Paulo: Para o filho ou filha que mora na casa dos pais esta é uma aplicação literal e direta: “faça o que lhe mandam fazer”. Depois que ela se casa o relacionamento muda, mas o respeito não. A palavra certa a partir daí não é mais uma autoridade paterna, mas uma autoridade mentora, ou seja, fonte de sabedoria, orientadores.

  1. FIQUE FIRME DIANTE DO VERDADEIRO INIMIGO (Efésios 6.10-11,18)

As lutas conjugais vão surgir das formas mais variadas possíveis, mas lembre-se que por trás de todas elas está o nosso adversário com disfarces diferentes, muito ativo, agressivo e que deseja ver o seu fracasso. Ele se instala em sua casa sem ser convidado, procura uma oportunidade e tira proveito de qualquer fraqueza que venha a encontrar.

A melhor defesa para o adversário é enfrentar as dificuldades prontamente. Não deixe para depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário