Você já ouvir alguém dizer algo como “Eu não trocaria meu emprego por nenhum outro trabalho nesse mundo”? Uma pessoa que diz isto provavelmente está motivada de três maneiras. Primeiro, ela tem um trabalho que a permite usar seus talentos naturais e também seus dons espirituais. Segundo, seu trabalho a permite satisfazer a paixão de seu chamado recebido por Deus de fazer diferença na vida dos outros. Terceiro, ela tem um patrão ou líder que freqüentemente a diz o quanto estima seu trabalho, e que sabe usar a palavra “obrigado” para expressar a gratidão pelo seu esforço. Às vezes, algumas palavras e três minutos de nosso tempo bastam para que alguém ame seu trabalho, pois se sentem apreciados, mesmo que a tarefa delegada não seja das mais atrativas. Gratidão é chave para a saúde e a alegria em qualquer tipo de relacionamento. Somos ensinados na Palavra a darmos graças a Deus em todo tempo, e isto inclui as pessoas com quem convivemos. Alguns dizem que uma das grandes necessidades do ser humano é a de se sentir apreciado e aceito.
Qual foi um elogio ou uma palavra de ânimo que você recebeu que marcou sua vida ou lhe deu força para enfrentar uma situação difícil?
Diante disto, vejamos o que qual deve ser nossa posição, como cristãos:
1) Devemos criar o hábito de expressar nossa gratidão a Deus – Leia Lucas 17:11-19. Os doentes de lepra, na época de Jesus, deviam anunciar sua condição quando se aproximassem de qualquer pessoa saudável. A lepra deformava a pessoa e eles eram considerados impuros. Por não saberem o que causava a lepra, as pessoas ficavam apavoradas ao ver um doente, e eles eram banidos para fora da cidade, formando suas próprias colônias. Ser curado significava ter de volta uma vida normal. (a) O que a cura da lepra significava de restauração para aquele que foi curado? O que ele recebia de volta, indiretamente? Que doença dos nossos dias poderia ser comparada à antiga lepra, em seus efeitos sociais? (b) Se você fosse um dos 10 leprosos, que motivos teria para não retornar para agradecer a Jesus? (c) Que tipo de bênção você recebeu e que ainda não expressou sua gratidão a Deus da forma como deveria? Leia Romanos 5:6-8. Paulo usou as palavras fraco, ímpio e pecador para nos descrever antes de nossa entrega a Cristo. Antes mesmo que pudéssemos sonhar em agradecê-lo, Jesus morreu na cruz para que recebêssemos paz com Deus. (d) Como e com que freqüência podemos expressar gratidão a Deus por esta bênção? (e) Que efeito prático isto deveria ter em nosso estilo de vida diário?2) Devemos ser gratos a Deus por todas as pessoas que Ele coloca em nossa vida – Seguir a Jesus é uma jornada longa, dura a vida toda, e ela é sempre acompanhada de provações e testes de perseverança. Uma palavra de encorajamento em meio às dificuldades pode ser a diferença entre ir até o fim da jornada ou abandonar o jogo. Leia 1 Tessalonicenses 5:11-18. (a) Tanto os que exercem autoridade quanto os fracos são citados nestes versos. Por que ambos precisam de encorajamento? (b) E as pessoas que você não tem um cuidado próximo? Como você poderia se interessar por demonstrar algum tipo de afirmação a elas? Colocando em ação – Se a atitude de gratidão fosse a única maneira de medir sua espiritualidade, como estaria seu relacionamento com Deus, hoje? Que mudanças devem ser feitas para subir esta medida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário