ARENDENDO A DIZER POR FAVOR

Mateus 5:5; 6:5–8; 7:7–12

Um teólogo certa vez disse: “Autoridade nunca pode ser atribuída a ninguém. Ela deve ser conquistada com paciência e um investimento genuíno na vida das pessoas com quem você está lidando. Ao invés de dizer às pessoas o que se deve fazer, comece a pedir por ajuda. E, quando necessário, diga ‘por favor’.”
No livro Conspiração Divina, Dallas Willard defende que o texto de Mateus 7:7 (Pedi... Buscai... Batei) não se refere apenas à oração, mas também a como lidamos com a comunidade. Ele diz que “o pedido é o coração da comunidade”, pois quando peço algo às pessoas, não estou demandando, manipulando, forçando ou dizendo-as o que devem ou não devem fazer: “Quando peço alguém por algo, eu me coloco em uma posição de limitação e necessidade: estamos juntos. O pedido traz união. É a maneira de eu conseguir as coisas através da liberdade da pessoa que está sendo solicitada. No ato de pedir, está embutida a liberdade da pessoa de dizer não. E é assim que verdadeiramente nos relacionamos uns com os outros”.
Em qual lugar é mais fácil pedir um favor a alguém: em casa, no trabalho, para os amigos ou na igreja? Por quê?

1) Bons relacionamentos são marcados por mansidão e humildade – Dizer por favor da maneira correta começa com uma atitude de vida também correta. No Sermão do Monte (especialmente Mateus 5:5), Jesus usou a figura dos Salmos para retratar a maneira como devemos buscar aquilo que desejamos: “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.” (Sl 37:11). Ser manso significa humildemente reconhecer nossa dependência da bondade e da graça de Deus, recusando a ter uma atitude de arrogância em relação aos outros. Leia Mt 5:5 e veja o que Jesus diz. (a) Quais os significados possíveis para a palavra “manso”? São todos significados positivos, ou há algo negativo na cultura de nossa época? (b) O que Jesus quis dizer com “os mansos herdarão a terra”? Como isto contrasta com a idéia secular de conseguir o que se quer? (c) Como isto se reflete na sua maneira de pedir algo às pessoas ou a Deus? Você tem um estilo mais “mandão”? Até onde já incorporou este estilo manso de Jesus?

2) Bons relacionamentos acontecem quando fazemos pelos outros o que fazemos por nós mesmos – Algumas pessoas lidam com a vida como se fosse um jogo cheio de regrinhas de comportamento e, o que é pior, tais regras são única e exclusivamente ditadas por elas mesmas. Assim, quando alguém faz algo que não estava em seu roteiro imaginário, o comportamento ou até mesmo a própria pessoa é reprovada. Basta “violar” alguma de suas regrinhas, e o relacionamento é descartado. Ao invés disto, deveríamos encorajar e motivar uns aos outros com uma atitude de gentil mansidão, e acima de tudo, tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Leia Mateus 7:7-12. (a) O contrário de “pedir, buscar e bater” é “ordenar, insistir e forçar”. Qual é a diferença entre os dois no relacionamento que temos (inclusive com Deus)? (b) Conte sobre uma ocasião em que o fato de você ter “pedido, buscado e batido” na porta de alguém (ou de Deus) tenha tido resultado positivo. (c) Ás vezes, Deus sabe que estamos pedindo uma cobra (ainda que achemos que é um pão). Há algo que você tem pedido com persistência e que você acha que pode não ser a vontade de Deus que você o receba? Como você se sente em relação a isto?

Em seu livro A Procura de Deus, A. W. Tozer descreve a pessoa verdadeiramente humilde:
O manso não é um rato humano afligido com seu senso de inferioridade. Ao invés disto, pode ser em sua vida moral tão corajoso como um leão e tão forte como Sansão, mas ele deixou de se enganar a si mesmo. Ele aceitou a medida de Deus para sua própria vida. Ele sabe que é tão fraco e necessitado quanto Deus o fez para ser, mas paradoxalmente, ele ao mesmo tempo sabe que é, à vista de Deus, mais importante que os anjos. ... Ele sabe que o mundo nunca o verá como Deus o vê, e já não se importa com isto.
Colocando em ação – Compartilhem o que Deus falou a cada um sobre sua atitude em relação aos outros e a Deus, quando o assunto é desejar algo. Orem a respeito, pedido graça para mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário