MUDANÇA DE VIDA

Marcos 5:1-20; Lucas 19:1-10; Mateus 9:9-13
Quando pensamos em compartilhar nossa fé, geralmente incorremos em um erro comum: o de tentar convencer a pessoa primeiro acerca dos conceitos da fé que temos. Tentamos, desde o início, falar sobre conceitos certos e errados sobre o que é e o que não é a fé verdadeira, e acabamos entrando numa batalha de idéias, o que nem sempre é produtivo.
O que mais chamava a atenção dos judeus da época de Jesus é que ele compartilhava as verdades do Reino de Deus de uma forma natural, almoçando com uns, encontrando com outros nas praças, contando histórias e trazendo exemplos bem práticos. E quando alguém que foi curado ou liberto por ele queria segui-lo, não foram poucas as vezes que ele simplesmente ordenou: “Vai para os teus, e conte o que te aconteceu”. Não existe nada mais impactante no tocante ao compartilhar da fé que contar sua própria história. A maneira como você encontrou a salvação, como sua vida era antes e em que ela se tornou quando você conheceu Jesus. Sem cursos de teologia nem treinamentos para compartilhar a fé em X minutos; apenas a história mais verdadeira de todas: a sua história. Podemos concordar ou não com conceitos ou idéias, mas não há como ir contra um testemunho de quem viveu o que viveu na própria pele.
O encontro de Jesus com três homens foi não só o ponto de partida para uma mudança pessoal de vida, mas também para a proclamação do poderoso amor de Deus. Os três textos bíblicos mencionados acima mostram como um homem atormentado por incontáveis demônios e dois cobradores de impostos (pessoas consideradas a escória de Israel), reagiram a este toque transformador. Leia e medite em cada uma das histórias e responda as questões abaixo.
Quebrando o Gelo
☼ Qual foi à maior mudança que aconteceu em sua vida, a partir do momento em que você conheceu e se entregou a Jesus Cristo?
Indo mais Fundo
1) Das três histórias, a do geraseno (Mc 5), parece ser a mais dramática. Um homem que vivia num estado bem pior que a de um animal, vivendo como morto-vivo, agredindo seu próprio corpo e sendo agredido pelos seus conterrâneos. Uma conversão bem improvável, aos nossos olhos. Mas a chegada de Jesus o transforma completamente. Há algum tipo de gente que você acha difícil de se converter? O que nos leva a pensar assim? Qual a diferença da realidade deste tipo de gente para a realidade do geraseno?
2) Zaqueu recebeu Jesus em sua casa “com alegria” (Lc 19:6). Muita gente fica alegre ao ter contato com o amor de Jesus, mas nem todos reagem de forma duradoura. Quais foram os sinais bem práticos de que Zaqueu decidira abandonar sua vida de publicano desonesto para se tornar um genuíno cristão? Em que isto pode ter impactado os outros cidadãos de Jericó? Como as mudanças que Jesus fez ou está fazendo em sua vida pode ou têm impactado às pessoas à sua volta? Você consegue dar algum exemplo prático?
3) Com Levi (Mateus) não foi diferente. Ele reagiu a seu chamado para seguir Jesus com um jantar onde convidou muitos dos seus ex-colegas de “marginalidade” (como publicanos eram tratados). Ao invés de camuflar sua nova opção de vida, ele abre as portas de sua casa para um “evento evangelístico”. Você já teve alguma oportunidade parecida, onde fez da sua casa o local de um evento deste tipo, com o grande objetivo de as pessoas conhecerem Jesus? Compartilhe com o grupo como foi. Você acha que este jantar foi algo extraordinário ou Mateus simplesmente fez o básico: comida, amigos, testemunho e a presença de Jesus?
Um Passo a Mais
☼ O que você já fez para ganhar pessoas para Cristo? Como o grupo pode começar a trabalhar para que todas as casas se envolvam neste movimento como o de Mateus? Comecem a conversar sobre o assunto e troquem idéias de como isto pode acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário