Orientação da Comunidade

Atos 5:25-42; 6:1-7

A tendência de tomar decisões e agir por conta própria reflete o individualismo de nossa cultura.

Com muita freqüência, os cristãos buscam individualmente a direção de Deus, a respeito do possível desenvolvimento de algum trabalho ou missão especial. Raramente consideram a possibilidade de pedir o conselho e a orientação dos líderes da igreja ou de um grupo de apoio antes de anunciar: “Deus me chamou para fazer isto ou aquilo”. A responsabilidade de ser membro de uma igreja é muitas vezes honrada mais como princípio do que na prática.

Neste estudo, examinaremos a atitude dos líderes da igreja no sentido de evitar que um problema urgente desviasse seu tempo e energia do atendimento de sua principal responsabilidade. Veremos como esses líderes responderam à crise que poderia ter minado a unidade da igreja primitiva e estudaremos também a maneira como certos indivíduos receberam seu chamado para exercerem um novo tipo de serviço. O exemplo desses homens como receptadores da orientação de Deus através dos líderes da igreja poderá abrir, para cada um de nós, uma nova perspectiva nas decisões que precisarmos tomar sobre novas atividades no serviço do Senhor.

Abertura__________________________________________________

· Descreva uma experiência anterior na qual sua orientação para decidir uma tarefa que lhe era proposta veio através de sua família em Cristo ou de sua liderança espiritual.

· De que forma um grupo de apoio o ajudou a estabelecer suas prioridades dentro de um esquema de trabalho sobrecarregado que estava esgotando suas forças?

Estudo___________________________________________________

Leia Atos 5:25-42; 6:1-7 e responda as questões abaixo, compartilhando-as com o grupo:

1) No cap. 5, uma perseguição aos cristãos é declarada. O que você acha da reação dos apóstolos (vs. 41-42) diante das ameaças recebidas no v. 33?

2) Examine Atos 6:1, 2. Que problema surgiu e como os líderes o avaliaram em termos do urgente versus o importante? Quais foram os benefícios alcançados com a solução apontada nos vs. 3-4?

3) Qual é o significado do papel da igreja como um todo e o dos apóstolos nesse processo (6:5, 6)?

4) Descreva os resultados dessa divisão de trabalho em Jerusalém (6:7).

5) A partir do exemplo desses sete homens selecionados para a nova tarefa, que lições você deduz quanto à orientação de Deus para sua vida e ministério?

6) Qual o grau de semelhança entre a igreja em Jerusalém e sua própria experiência como cristão, ao decidir a respeito de suas atividades e desafios?

Compromisso_____________________________________________

· Como você encara as orientações da sua liderança espiritual? E as opiniões dos seus irmãos e irmãs em Cristo? Você se considera um autônomo espiritual, um dependente da opinião dos outros, ou procura um equilíbrio entre estes dois?

· Quando uma tarefa simples ou aparentemente menos significante é atribuída a você na igreja ou no seu grupo, qual a sua reação inicial?

· Compartilhe com alguém no grupo as suas dificuldades de partilhar as decisões de sua vida com a família da fé e sua liderança e orem a respeito, buscando de Deus um equilíbrio nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário