2 Coríntios 5:11-21
Frequentemente, falamos sobre o tempo como se fosse uma mercadoria. Em nossa cultura apressada, os livros e seminários sobre como administrar melhor o tempo tornam-se cada vez mais populares. Mas, seria o tempo realmente uma possessão nossa, algo que realmente temos e podemos perder ou desperdiçar?
Quando meditamos sobre isto, descobrimos que tudo o que possuímos são talentos e energia – certas habilidades e força necessária para utilizá-las. Cada dia nos oferece horas e oportunidades para agirmos. Não possuímos o tempo, nós o utilizamos. Administramos a nós mesmos quando estabelecemos objetivos, determinamos prioridades, fazemos planos e assumimos tarefas.
Para os cristãos, autogerenciamento é, na realidade, uma questão de sermos dirigidos por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem amamos e servimos. Portanto, a pergunta seria simplesmente a seguinte: “Como podemos tornar nossas horas e nossos dias disponíveis para ele?”
Neste estudo, compreenderemos o que significa ser “nova criatura em Cristo”, tendo nossas vidas sob nova direção. De que maneira esse nosso relacionamento deve orientar nossas decisões e ações?
Abertura__________________________________________________________________
· Alguma coisa mudou drasticamente em sua vida após sua decisão de seguir a Cristo? O quê?
· Em sua opinião, o que você acha que já deveria ter mudado em seus hábitos, práticas ou atitude, agora que já está sob a influência explícita de Jesus Cristo em sua vida?
Estudo____________________________________________________________________
Leia 2 Coríntios 5:11-21 e responda as questões abaixo, compartilhando-as com o grupo:
1) Nos vv. 11-13, Paulo fala de como sua vida é intencional no que diz respeito a influenciar outros com sua fé em Cristo. O que você acha que mais chamou a atenção das pessoas de seu relacionamento quando você entregou sua vida a Jesus? Isto foi positivo ou negativo? Por quê?
2) Examine os vv. 14 e 15. O que você entende por “não viver mais para si mesmo, mas para aquele que morreu e ressuscitou por você”? Dê um exemplo prático.
3) O que significa não conhecer mais as pessoas do ponto de vista humano (ou “segundo a carne”, v. 16)? Como isto se traduz na vida diária?
4) Conte uma experiência bem real de sua vida que exemplificaria o v. 17 deste capítulo?
5) Paulo nos chama de embaixadores de Cristo (v. 20). Como a figura do embaixador de um país se assemelha à nossa função de embaixadores espirituais? Trace alguns paralelos.
6) Como o fato de ser reconciliado com Deus o motiva a se tornar um instrumento para a reconciliação de outros (vv. 18,19)?
Compromisso_____________________________________________________________
· Separe algum tempo para descobrir que atitudes você precisa tomar em relação aos seus relacionamentos com outras pessoas para que o título de reconciliador e embaixador de Cristo se torne verdade, cada vez mais em sua vida.
· Ore para que Deus revele, a partir de Sua perspectiva divina, qualquer dimensão de sua vida – motivação, pensamentos, atitudes, palavras, ações – que ainda necessitam ser renovadas em Cristo e compartilhe suas descobertas com alguém do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário