Mateus 16:26; Lucas 12:15–21; João 6:47; 10:10; 12:24-25 Filipenses 1:20–26
Quebra gelo: Que parte de sua vida você gostaria que nunca terminasse?
Vejamos alguns conceitos bíblicos que nos ajudarão a viver para a eternidade:
1) Jesus mostrou que a vida eterna começa agora.
Geralmente pensamos que a vida eterna começa depois que morremos, mas Jesus nunca disse isto. Ele disse que aquele que crê “tem” a vida eterna, não “terá”. Rob Bell, conhecido autor cristão, escreve em um de seus livros: Deus não está interessado apenas em perdoar nossos pecados; Ele quer nos tornar as pessoas que ele projetou para que fôssemos... É por isto que Jesus sempre quer que sejamos pessoas generosas, amáveis e compassivas... o tipo de pessoa que Deus tinha em mente quando fomos criados. Jesus disse que quando cremos, nós passamos da morte para a vida (João 5:24)... Quando entro num relacionamento com Deus através de Jesus Cristo, eu me conecto com Deus agora, e serei conectado a Deus para sempre. Para Jesus, a salvação é agora.
Leia João 6:47.
a) Ao ler esta declaração de Jesus, como você se sente? Acolhido? Assustado? Explique.
b) Como este entendimento de vida eterna muda seu estilo de vida atual? Como ele altera seu modo de lidar com família, amigos, o relacionamento com pessoas na escola ou no trabalho, etc.?
c) Quais sinais da vida eternal de Cristo você consegue enxergar em sua vida, hoje?
2) Jesus mostrou que a vida é mais que bens materiais e realizações.
Nos dias atuais, somos pressionados a ter seguro de vida, plano de saúde, seguro para o carro, e por aí vai. Nunca sabemos o que vai acontecer, mas tentamos nos preparar. Nós reconhecemos a incerteza da vida em toda área, exceto na vida espiritual. Nunca deveríamos encarar a vida sem valores eternos. Não temos maior seguro do que a certeza de que, através da fé em Jesus, nós recebemos a grande recompensa da vida eterna. Não importa quão legal é nosso carro, quão grande é nossa casa ou o valor escrito em nosso contracheque. No final de tudo, isto perde o sentido, mas o que temos em Cristo durará a eternidade.
Leia Mateus 16:26.
a) Como, na prática, uma pessoa pode ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
b) Leia Lucas 12:15-21. De acordo com esta história, com o que devemos nos preocupar?
c) Como podemos nos tornar “ricos para com Deus”?
d) Atualmente, você se sente trabalhando para juntar que tipo de riqueza? A material ou a de Deus? Que atitudes podem ser tomadas para aumentar esta riqueza para com Deus?
3) Jesus mostrou que só Ele poderia nos dar propósito e significado verdadeiros em nossa vida. Leia João 10:10; 12:24-25 e Filipenses 1:20-26.
Todas as passagens mostram a diferença entre a maneira que temos de encarar a vida em relação à maneira de Deus. Jesus é radical ao dizer que para vivermos temos que morrer. Paulo ousa dizer que viver é Cristo e morrer é lucro.
a) O que Jesus queria dizer com “vida em abundância”? De que maneira esta vida é diferente de como o mundo define vida abundante?
b) Paulo escreveu aos filipenses quando estava preso. Como ele poderia estar vivendo uma vida abundante nestas circunstâncias?
c) O que requer de você mais energia: tarefas com resultados seculares (ganhar dinheiro, adquirir conforto, ser bem sucedido na profissão, etc.) ou tarefas com resultados eternos (gastar tempo com pessoas, ser voluntário em algum trabalho social, pagar as contas, cultivar o relacionamento com Jesus, etc.)? Explique.
d) Qual destes dois tipos de tarefas (seculares e eternas) traz mais benefícios para sua vida e sua família?
Nós sempre queremos mentores para nos mostrar como viver. Quem poderia fazer isto melhor do que o próprio Jesus Cristo? Nós nos tornamos mentoreados quando deixamos que ele nos transforme dia a dia. Hoje, nós temos mais comida, mais informação, mais expectativa de vida e mais possibilidades de diversão que nossos avôs, mas dormimos em média 3 horas menos e somos bombardeados pelo stress, pela depressão e pela insônia. Será que isto não está ligado às nossas escolhas em relação a onde está o foco final de nossas vidas? Jesus oferece um propósito maior e eterno para nossas vidas que é simplesmente incomparável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário