ESTUDO 01 - Davi Derrubando Gigantes

1 Samuel 17:35

Abertura Você tem medo de alguma coisa (barata, escuro, aranha, cobra, de ficar sozinho...)? Tem alguma fobia (quando o medo fica incontrolável)? Como você lida com isso?

Compreensão Uma das histórias mais conhecidas na Bíblia é a batalha de Davi contra Golias. Um jovem pastor que enfrenta um poderoso guerreiro e se sai vitorioso. E não é por nada que a história é tão popular, pois constantemente todos nós temos que enfrentar desafios que se colocam à nossa frente como gigantes, prontos a nos esmagar. Problemas sem solução, obstáculos intransponíveis, adversários determinados. Como podemos superar tamanha oposição? Vejamos, com o exemplo de Davi, quatro atitudes que podem nos levar a derrubar os gigantes de nossa vida.

Sejamos corajosos – Enquanto os soldados treinados ficaram paralisados de medo, o jovem pastor se apresentou para o combate (1 Samuel 17:32). Uma definição diz que “coragem não é a ausência de medo, mas a disposição de seguir em frente apesar do medo”. Ousadia não é um sentimento, mas uma atitude, e ela faz diferença entre vida e morte, entre sucesso e fracasso. Se os gigantes de sua vida barrarem seu progresso, você nunca será um vencedor, mas se, ao invés de dar atenção aos sentimentos, fixar a caminhada pela fé, terá o necessário para prosseguir em segurança.

Sejamos autênticos – Saul ofereceu seu escudo e sua espada para Davi guerrear. Mas Davi não era um guerreiro, mas um pastor de ovelhas, e como tal tinha experiência com a funda, e não com a espada. E com a funda ele encarou e venceu o inimigo. O que funciona para outra pessoa nem sempre é bom para nós. Não precisamos imitar ninguém para vencer, mas temos que descobrir o que Deus tem colocado em nossas mãos, pois é com isto que Ele quer nos usar para derrubar nossos gigantes.

Sejamos dedicados – Davi não relaxou em um instante sequer. Mesmo com toda coragem e fé, ele dedicou tempo para se preparar para a batalha. Desceu até o rio e buscou as melhores pedras que podia para usar na sua funda (1 Samuel 17:40). Ele não deixou para procurar uma pedra já no campo de batalha. Por mais que soubesse que Deus estava do seu lado, sabia que precisava trabalhar bem para alcançar a vitória. Um pequeno relaxamento poderia por tudo a perder.

Sejamos consagrados – Por fim, a batalha começa, e Davi lança mão de seu maior trunfo: “eu venho em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel”. Ele sabia que aquela batalha não era pessoal, mas do Senhor. De nada adiantaria a coragem, a autenticidade e a dedicação, se ele não fosse um servo do Senhor, a Seu serviço. Não podemos negar que os gigantes existem ou fugir deles, mas, como Davi, podemos mudar a atitude para experimentar vitória e seguir adiante nos planos de Deus para nós.

Discussão A partir desta reflexão sobre a vida de Davi, responda as questões abaixo e compartilheas com o seu grupo.

1. O que mais impressiona você na história de Davi e Golias?

2. De que forma o medo pode paralisar nossa vida? Isso já aconteceu com você?

3. Como você faz para criar coragem quando tem que enfrentar uma situação que se parece com um “gigante” ou um obstáculo maior que suas forças?

4. De que forma a falta de autenticidade descrita no estudo nos atrapalha na hora de enfrentar uma batalha? Você já teve uma experiência parecida, onde só conseguiu prosperar quando deixou de tentar ser outra pessoa para ser você mesmo?

5. Que gigante você está enfrentando atualmente em sua vida? De qual da atitude de Davi você mais precisa agora para enfrentar este gigante?

Palavra Final “Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.” (Salmo 56:3.)

Um comentário:

  1. Boa Palavra Pastor, ótimo blog, boa divulgação da Palavra de Deus, abraços paz

    ResponderExcluir