ESTUDO 01 - O Espírito Santo

Texto: Efésios 1:13,14

Á inúmeros tipos de marcas que são feitas ou aparecem no corpo das pessoas. Há marcas de nascença, marcas da velhice e marcas aplicadas, como tatuagens ou cicatrizes. Enquanto alguns, como judeus no regime nazista, foram forçadamente marcados, outros contratam tatuadores para desenhar o querem sobre a pele. De forma invisível, entretanto, o Espírito Santo marca aqueles que se entregam a Cristo com um selo espiritual, fazendo com que sejam reconhecidos no reino espiritual de uma forma peculiar, refletindo no dia a dia do cristão com uma atitude diferenciada.

Paulo diz que fomos “selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança” (Efésios 1:13). Vejamos que tipo de marca é esta:

Marca de Propriedade – Com o fim da escravatura no mundo, é natural que ninguém goste de “ter dono”, seja o patrão, o pai ou até mesmo o cônjuge. Mas, espiritualmente, não há como fugir. A Bíblia diz que toda a humanidade pertence a uma de duas pessoas: Deus ou o diabo. Ou a pessoa se entrega a Cristo e se torna propriedade de Deus ou ela mantém-se rebelde e permanece propriedade do diabo. Mais do que propriedade, é uma questão de paternidade, onde o que se entrega a Jesus se torna filho de Deus e o que rejeita tal entrega firma-se como filho das trevas. Espiritualmente, o que distingue os dois casos é o Selo do Espírito Santo ou a marca da Besta (citada no livro de Apocalipse), ambos são marcas invisíveis ao olho natural, mas claramente perceptíveis no reino espiritual.

Marca de Autoridade – O selo, na época de Paulo, era a marca deixada pelo anel de sinete do rei, para conferir autoridade às suas correspondências. Roubar o anel era condenar-se à morte, mas àquele que o rei emprestava seu anel, dava a plena autoridade de seu nome. Como na parábola do filho pródigo, que recebeu o anel de seu pai ao retornar para casa, Deus também nos confere a autoridade de seu nome no reino espiritual, onde “falar em nome de Jesus” é mais do que uma frase no fim de nossas orações, mas a autoridade de que representa Jesus Cristo na Terra.

Marca de Santidade – Mais estranho que alguém com farda de policial assaltando uma pessoa na rua ou um jovem com uniforme completo do Galo comemorando nas ruas um gol do Cruzeiro, é um cristão com o selo do Espírito Santo vivendo uma vida sem santidade. Isto é tão sério que Paulo disse que tal pessoa “entristece” o Espírito. Veja Efésios 4:30, onde o contexto maior dos vv. 17-32 indica a necessidade de mudança de vida daqueles que seguem a Cristo. Assim, podemos até dizer que um cristão que vive em santidade é pura redundância.

Ainda que você não consiga enxergar fisicamente este selo em sua vida, aquele que nasceu de novo facilmente reconhece seus efeitos em suas atitudes e valores. Responda as questões abaixo e, na reunião do seu grupo, compartilhe suas respostas com os demais, edificando, assim, as vidas uns dos outros.

1) Você se considera propriedade de Deus? O que em sua vida indica isto? Se todos nasceram em pecado, afastados de Deus (Rm 3:23), como esta mudança de paternidade ocorreu em sua vida?

2) Por que você acha que Deus tem interesse em dar sua autoridade aos seus filhos? O que ele espera que façamos com ela?

3) Pense nas atribuições de um embaixador do Brasil em um país estrangeiro. De que forma nós devemos agir como embaixadores de Cristo (2 Co 5:20), como estrangeiros na Terra?

4) Se entristecer alguém que você ama é algo que você não quer fazer, o que você precisa mudar em sua vida para que o Espírito Santo alegre-se mais com você?

5) Qual das três marcas você acha que deve aparecer mais com a presença do E. S. em sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário