ISAQUE E O SEU EXEMPLO EM VOLTAR AS VERDADES ANTIGAS

Há tempos que não vimos o mundo acelerar tanto as coisas. O que a um ano atrás era novidade hoje já não passa de mais um item que provavelmente será colocado como sucata daqui a um breve tempo e isso se aplica a qualquer coisa em qualquer lugar. Coisas como computadores e seus afins, roupas, comida, medicina, automóveis e a construção civil estão a mudar dia a dia em uma aceleração sem volta.

Essa realidade também tem afetado a igreja e suas atividades, o culto que prestávamos dez anos atrás, hoje se tornou velho, obsoleto e com certeza não tem, pelo menos na visão de hoje, a presença de Deus notória como hoje. Os louvores mudaram, a pregação mudou completamente, a busca pela oração é mais baseada em curas e línguas estranhas do que realmente na intimidade com Deus e a celebração precisa ser dinâmica e prática para que os ouvintes fiquem atentos e não se distraiam com qualquer coisa.

Tanto as mudanças tecnológicas como as da igreja dos nossos dias tem algo em comum, vejamos:

  • Roupas, eletrodomésticos, imóveis e automóveis tinham uma durabilidade maior do que nos dias atuais.
  • O tempo de culto e a qualidade de culto hoje não chegam nem perto de antigamente. Antigamente se orava mais, cantava mais e a pregação era de um tempo bem maior que hoje.
  • A alimentação de antigamente possuía mais coisas naturais do que as industrializadas de hoje.
  • A pregação da palavra de antigamente faziam as pessoas ficarem a semana inteira comentando o que Deus havia falado aos seus corações. Hoje saímos do culto e muitas vezes nem mesmo o texto que foi lido na mensagem lembramos mais.
  • As músicas de hoje falam mais de temas sentimentais e motivacionais do que as mensagens bíblicas que realmente permeavam os louvores antigos.

Olhando para o texto da palavra de Deus em Gênesis 26.12-25 ocorre um fato interessante com Isaque. Ele estava próspero, Deus o abençoava grandemente a ponto de “colher cento por um”. Ficou rico, abastardo e prosperou grandemente. O texto também diz que os filisteus tiveram inveja de Isaque pela sua tamanha prosperidade e crescimento a ponto deles colocarem entulho “nos poços que os servos de seu pai havia cavado, nos dias de Abraão” e Abimeleque mandou Isaque sair daquela terra, pois, ele já era mais poderoso que eles. Isaque ouviu essas palavras e mudou-se para o vale de Gerar onde tornou a abrir os poços que os filisteus haviam tampado com terra e entulhos colocando os mesmos nomes nos poços que o seu pai havia dado. Veja que cada poço que eles escavavam dos que foram enterrados pelos filisteus gerou certo tipo de confusão e discórdia com os pastores de Gerar. v.19-20 = Chamou o poço de ESEQUE = CONTENDA, v.21 = Chamou o poço de SITNA = INIMIZADE, ÓDIO, ACUSAÇÃO. Deriva da mesma palavra para SATANÁS, v.22 = Chamou o poço de REOBOTE = ALARGAMENTO, AMPLITUDE.

Quando acharam o poço subiram para BERSEBA = FONTE DE JURAMENTO, ou seja, lugar onde se faz compromisso, votos e pactos com Deus. Naquela mesma noite Deus falou com Isaque, o abençoou e ele fez ali uma aliança e levantou um altar ao Senhor.

Uma das coisas que me chama atenção nessa passagem é que Isaque quando saiu da terra a qual abimeleque o expulsou tinha várias opções de ir em busca de novos ares, de novas oportunidades, novas conquistas e soluções inovadoras e desconhecidas para sua família, mas ele tomou a postura de voltar-se para história, voltar-se para seus pais, voltar-se para o que Deus já havia feito “nos dias de Abraão”. Ele tomou a decisão de reabrir os poços antigos e buscar nas fontes que ele já conhecia sustento para os seus filhos, rebanhos e servos. Isso me traz algumas lições que saltam aos olhos para a nossa vida atual...

1. O RETORNO A ANTIGA VERDADE

"O que foi uma benção no passado pode, pela graça divina, ser um meio de bênçãos para o presente, enquanto a busca por novas alternativas pode, muito bem, provar-se improdutiva". Não estou dizendo que buscar coisas novas e inovadoras é errado, mas o que temos visto nos nossos dias é um desenfreado evangelho descartável onde se busca mais curas e milagres, prosperidade e poder, conforto e riqueza, onde o tempo do culto se tornou a maior preocupação, onde o louvor se tornou algo de essencial para avaliar se a igreja é boa ou não, onde a presença de programas e festas se tornou a motivação para enchermos os templos.

João Wesley, grande avivalista, claramente afirmou, e nós ainda hoje precisamos entender, “que a Reforma Protestante foi bem menos profunda nas questões da santidade e do Espírito do que na da justificação e do culto”.

Como vimos no passado à santidade tinha algo de destaque na vida da igreja. Hoje ao ouvirmos sermões, programas de rádio e tv, ao lermos livros ou contemplarmos as nossas maneiras mundanas, tolas e conflituosas do nosso comportamento como povo cristão. Não podemos nem imaginar que houve um tempo em que a estrada da santidade estava claramente delineada para os que criam na bíblia.

Minha proposta em volta a antiga verdade é que eu como cristão preciso estar consciente do que estou cantando, do que estou ouvindo e o que estou praticando. Deus nos chama para cultuá-lo em comunidade não porque vou me sentir bem lá, não porque vou gostar do louvor, não porque as pessoas serão amigáveis ou me alegrarão. Mas sim porque Deus é o único motivo de adoração, porque Ele sacrificou sua vida por mim e por você.

Não venho te chamar para cavar novos poços, mas para reabrir os antigos. Antigos? Sim antigos, porque temos a certeza de que neles vamos encontrar algo de produtivo. Foi essa a visão de Isaque em abrir os velhos poços, pois ele já conhecia o conteúdo deles. Lembre-se do que você aprendeu em sua infância, com seus pais, avós e tios, o quanto eles falavam de ler a bíblia, de buscar a Deus, de orar, de viver piedosamente, de se envolver na obra do Senhor, de amar a Escola Bíblica Dominical, de colocar em prática os meus dons e talentos para o Senhor, de provar do poder de Deus na vida. Lembre-se dos grandes avivalistas que oravam e Deus respondia suas orações, que pregavam e as pessoas saiam quebradas pelas poderosas palavras do ES, do quanto eles marcaram a história pelas suas vidas. Tudo isso porque eles escavaram o poço que o inimigo sempre busca entupir que é o da intimidade com Deus.

Se você deseja provar o poder que os avivalistas experimentaram no passado, o evangelho de verdades firmes e sólidas. Venha comigo escavar os antigos poços que você já abandonou a muito tempo, sabendo que, não vai ser fácil, pois eles provavelmente estarão cheio de entulhos, sujeiras e terras áridas que satanás colocou para que você não consiga limpa-lo com facilidade. Mas Deus é maior.

2. NÃO DESANIME NO RETORNO A ANTIGA VERDADE

O texto da palavra de Deus nos mostra que Isaque após sair da terra de Abimeleque procurou abrigo em Gerar e começou a cavar os poços antigos e aquilo gerou contenda com os pastores de Gerar, e isso por duas vezes. Mas o texto fala que ele não desistiu e continuou e Deus o honrou e o recompensou.

Muitas vezes na caminhada cristã em busca a um evangelho de verdades sólidas e firmes somos tentados a desistir, a desanimar, a enfraquecer e a mudar nossas abordagens. Isaque em nenhum momento mudou sua abordagem de abrir os velhos poços, permaneceu firme até o Senhor o levar a bom termo. Talvez em meio a tantas novidades tecnológicas e filosóficas, a frieza nos relacionamentos e ao corre-corre da vida somos tentados a inovar, mudar, negociar e transformar aquilo que Deus ensinou em algo que agrade o nosso ego. Somos tentados a cavar novos poços, buscar novos ares, novas oportunidades e soluções em outros poços achando que isso vai resolver meu problema.

O que Isaque nos ensina nessa passagem é que quando escavamos os poços antigos temos certeza do que existe abaixo dos entulhos e sujeiras que o diabo colocou. Vamos ter resistência, muitos irão dizer que isso é perca de tempo, que isso é ultrapassado, que não vale a pena, que isso vai gerar “contendas” v.20, que isso vai atrair “inimizade, ódio e acusação”v.21. Mas há uma esperança para aqueles que acreditam no Deus de Abraão, Isaque, Jacó. Ele sempre tem um “Reobote” para os que permanecem firmes em sua palavra.

As pessoas podem falar que sua igreja é antiga, que você está no lugar errado, que não tem muitos eventos e etc. Quando se escava os poços antigos descobrimos que vamos ter trabalho para limpar toda sujeira e entulho que o diabo deixou, que na caminhada da limpeza dos poços vamos aparar nossas arestas, vamos derrubar alguns gigantes, vamos resgatar alguns conceitos perdidos. Mas o importante é que Deus sempre vai “alargar” nossa visão e firmar nossas raízes a maneira dEle e vai nos dar uma amplitude” bem maior, abrir nossa visão para enxergar que ele deseja nos levar a BERSEBA “fonte do juramento” para provarmos o melhor que ele tem prá cada um de nós.

O mundo com seus avanços têm oferecido formas inovadoras e sofisticadas de viver, de consumir e também de adorar a Deus. Cada dia que passa percebemos que todas elas tem se tornado descartáveis ao compararmos com o que aprendemos com o passado.

Isaque era um homem experiente e vivido e por isso procurou pisar e caminhar por onde ele já conhecia, procurou cavar os poços que ele sabia do seu conteúdo, mesmo que dessem trabalho para que ele recebesse a benção do Senhor. Nesta noite convido você a resgatar e escavar os poços de Deus em sua vida que o diabo tampou com entulhos, feridas, mágoas, sujeiras e decepções. Poços esses que possuem o manancial de Deus que o nosso inimigo não deseja que você o abra, pois ele sabe que vai revelar que você tem dons e talentos que podem ser usados para o Senhor, ele sabe que vai fazer de você um homem ou mulher de oração, vai te fazer ler mais a palavra, vai fazer você enxergar a verdade e alargar suas fronteiras para o poder de Deus e ampliar sua visão das coisas de Deus, porque você vai conhecer o seu Reobote nessa noite para então você ouvir do Senhor assim como Isaque “Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.”

Assim como Isaque quero te convidar a erguer simbolicamente um altar ao Senhor, invocar o seu Nome, armar a sua tenda perto da sua glória e abrir o seu poço para ser cheio do poder de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário