VII MANDAMENTOS PARA UMA VIDA DE ESPERANÇA EM MEIO AS CRISES

O mundo vem discutindo e falando de crise econômica há meses e cada dia que passa os governos não sabem o que fazer e nem o que dizer as pessoas. Muitos já se suicidaram por perderem milhões, outros estão loucos, alguns perdidos sem saber o que fazer e assim caminha a vida.

Estamos a todo instante passando por crises, enfrentando crises, sofrendo e tudo mais... Mas existe algo nas crises atuais que causa uma preocupação maior; Há uma crise que é bem maior que a crise econômica, da criminalidade, do desemprego e da fome. É a crise da desesperança. Porque digo isso? Por exemplo: Quando um boxeador entra no ringue para lutar, ele está ali porque tem esperanças que vai vencer aquela luta. Quando alguém vai prestar um vestibular ele vai, na esperança de ser aprovado. Quando um trabalhador rural prepara a terra para o plantio ele faz isso na esperança que a chuva venha para irrigar a terra. Essa esperança de acreditar que tudo pode mudar que vai melhorar as coisas, que eu preciso estar pronto para a virada na vida já não existe mais para alguns de nós. O ditado que diz “A esperança é a ultima que morre” parece que já se cumpriu na vida de muitos.

Quero lhe dizer que podemos mudar a história da modernidade, enquanto fala-se em crises precisamos falar de esperança. E esperança é algo que existe em Deus, pois a bíblia fala de um “Deus da Esperança”, ou seja, o Deus que tem a solução, a saída, a vitória para toda e qualquer crise seja ela financeira, familiar, social, existencial e intima. Basta você acreditar em suas promessas de esperança que ele deixou em sua palavra.

  1. Se você buscar, Deus responde.

A bíblia possui um texto que diz “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. II Crônicas 7.14.
quantas vezes você buscou a Deus nos seus momentos difíceis? Deus é o único ser que se você buscá-lo ele com toda certeza vai respondê-lo.

  1. Se você se arrepender, Deus perdoa.

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados”. Atos 3.19. O arrependimento é mais do que se sentir mal a respeito de um erro, pecado, mentira, rebeldia ou um desejo ilícito. Arrependimento é mudança de mente e de comportamento. Só está arrependido quem abandonou a “velha” estrada. Arrependa-se hoje e siga a Cristo como Senhor.

  1. Se fizer o que é certo, porque é certo, Deus lhe dá uma casa estável.

“Se ouvires tudo que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável.” I Reis 11.38
Fazer o certo com motivação certa. Estudar. Sentar na frente na sala de aula. Não mentir. Ser pontual. Não cuspir no chão. Não ficar com o troco que não é seu. Faça o que é certo, mesmo que ninguém esteja olhando. Faça o que é reto porque você sabe que isso agrada a Deus. Então, Ele o abençoará: “te edificarei uma casa estável”.

  1. Se você se esforçar, Deus lhe honrará.

“Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos”. Hebreus 6.10
Faça o seu melhor sempre. Fuja da preguiça. Não justifique sua falta de empenho por causa da falta de empenho de outros. Deixe que a promessa frutifique a seu favor

  1. Se você enfrentar adversidades, Deus estará contigo.

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. Salmo 23.4
Durante sua caminhada você enfrentará situações difíceis e lutas. O inimigo é perigoso, mas maior é Aquele que está em nós do que o que está no mundo. Firmado na fé, e seguro pela mão do Deus vivo, com certeza no final vai dar tudo certo.

  1. Se você tiver necessidades, Deus suprirá.

“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. Filipenses 4.19
Suas necessidades do dia-a-dia como; comida, roupa, tênis, pintura da casa...etc. Deus tem riquezas suficientes para suprir aquilo que for necessário em qualquer área da sua vida.

  1. Se você abrir a porta do seu coração. Deus habitará em você.

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” Apocalipse 3.20
Aquele que crê e recebe a Cristo, como Salvador e Senhor de sua vida é selado com o Espírito, sua esperança é eterna, inconfundível, incomparável, inabalável e etc...

Quero finalizar dizendo que o ditado que a “esperança é a ultima que morre” é uma verdadeira mentira, pois quem acredita em Deus e tem Jesus em seu coração seu verdadeiro ditado é “A esperança não é a ultima que morre e sim a primeira que nasce, porque Deus é minha esperança”

Nenhum comentário:

Postar um comentário