OS GRANDES MITOS SOBRE O DINHEIRO

Não é errado ter desejos. Fomos criados para o prazer e para a felicidade. Muitas pessoas pensam que o cristianismo é a religião da autonegação, da morte do desejo. Muitos pensam que ser crente é não fumar, não beber, não jogar, não ter sexo antes do casamento. Mas há muitas pessoas não crentes que também não fazem essas coisas. Muitos chegam a pensar que ser crente é viver a vida sem qualquer prazer.

Mas a bíblia não se opõe ao desejo nem ao prazer. Ao contrário, ela diz que os nossos desejos são muito limitados, acanhados e fracos. A bíblia repetidamente nos exorta a buscar a nossa plena felicidade. Deus nos criou para o maior dos prazeres: amá-lo, glorifica-lo e goza-lo para sempre!

Por que as pessoas amam tanto o dinheiro? Há duas razões:

1)Eles pensam que se tiverem dinheiro poderão comprar itens e ter influência sobre outras pessoas. E isso os conduzirá à felicidade.

2)Eles pensam que se tiverem dinheiro, se sentirão seguros. São dois grandes mitos sobre o dinheiro:

I. PRIMEIRO MITO: O DINHEIRO TRAZ FELICIDADE – V. 3-12

Muitas pessoas pensam: ah, se eu morasse no bairro tal, no apartamento tal; se eu trabalhasse na empresa tal, e tivesse o carro tal eu seria feliz! Muitos pensam que a felicidade está em coisas. Pensam que a felicidade está no ter. Assim, só preocupam com as coisas terrenas e vivem correndo atrás de ilusões. O que a Palavra de Deus tem a dizer? Paulo diz que a piedade com contentamento e não o dinheiro é fonte de lucro. O dinheiro não produz contentamento. A palavra contentamento significa uma suficiência interior que nos guarda em paz a despeito das circunstâncias externas.

O verdadeiro contentamento vem da piedade no coração e não do dinheiro na mão. Os falsos mestres que estavam fazendo da religião um meio de enriquecimento são combatidos por Paulo. Ele não diz que a piedade é lucro, mas fonte do maior lucro: as riquezas espirituais. A piedade leva você ao maior ganho e à maior alegria.

Nos versos 7-10 Paulo usa três argumentos para refutar esse mito de que o dinheiro traz felicidade:

1.Você está destinado à eternidade e o dinheiro é apenas temporal – v. 7

2.Você não precisa de riqueza para ser feliz agora – v. 8

3.O desejo por riqueza pode destruir você – v. 9,10

a)Conduz você à tentação

b)Põe ciladas no seu caminho

O amor ao dinheiro coloca laços e ciladas no seu caminho. Constitui-se numa armadilha para a sua vida. Que armadilha é essa? Eclesiastes 5.10 responde:

“Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda”. Qual é a natureza dessa cilada? Quando você deseja pegar um animal, o que você faz? Coloca uma armadilha. Você coloca algo atraente que ele gosta para atraí-lo. Mas por trás daquela oferta atrativa, gostosa, está a morte. Quanto mais você tem, mais quer ter. Você nunca se satisfaz. Essa é a cilada: insatisfação permanente. O dinheiro é um deus, é Mamom. Muitos trocam o Deus vivo por esse ídolo. Muitos trocam Deus, a família e a própria alma por esse ídolo.

c)Atormenta você com muitas dores

Há determinados sofrimentos que os ricos têm. Eles são inquietos, inseguros, medrosos. Vivem perturbados. O rico tem duas grandes perturbações: ganhar, ganhar e ganhar e medo de perder, de perder, de perder. O dinheiro nunca foi um elo de união familiar. As famílias mais desunidas são as mais ricas. O dinheiro não possui liga. Paulo diz que o amor ao dinheiro é raiz e não a raiz de todos os males. Há outras raízes que traz males, como a raiz de amargura. O amor ao dinheiro fez o jovem rico se afastar de Cristo. O amor ao dinheiro fez o rico pensar apenas em seus banquetes e desprezar Lázaro em sua porta. O amor ao dinheiro fez Judas trair Jesus e suicidar. O amor ao dinheiro fez Ananias e Safira mentirem ao Espírito Santo. O amor ao dinheiro fez os ricos reterem com fraude o salário do trabalhador. O amor ao dinheiro é a causa de muitas fraudes, casamentos, divórcios, perjúrios, roubos, seqüestros, assassinatos, guerras.

d)Leva você não apenas à ruína temporal, mas também eterna

No verso 9, Paulo diz o desejo de ficar rico afoga os homens na ruína e perdição. No verso 10 Paulo diz que alguns nessa cobiça, desviaram da fé. O amor ao dinheiro leva à apostasia, esfria o coração, afasta a pessoa de Deus, anestesia a alma, calcifica o coração, entenebrece a mente e lança a alma no abismo.

Essa é a cilada do dinheiro: por trás do seu brilho, esconde-se o inferno!

Nos versos 11 a 16, Paulo mostra como podemos viver como cristãos, em vez de sermos amantes do dinheiro:

1.Fuja do amor ao dinheiro – v. 11

Um homem feliz é conhecido por aquilo de que ele foge. Há momentos que fugir é sinal de covardia. Neemias respondeu para seus inimigos: Um homem como eu fugiria? (Ne 6.11). Mas em outras ocasiões fugir é sinônimo de sabedoria e prudência. José do Egito fugiu (Gn 39.12). Davi fugiu quando o rei Saul queria mata-lo (1 Sm 19.10). “Tu, porém, ó homem de Deus foge destas cousa…”.

Se você se encontra perguntando: ah, se eu tivesse isso ou aquilo, se eu tivesse uma casa melhor, um carro mais novo eu seria mais feliz… FUJA! Se você se encontrar olhando para a prosperidade do ímpio e dizendo: ah, se tivesse o que ele tem eu seria MAIS feliz… FUJA! Quando você vê uma propaganda, se você pensa: ah se eu pudesse comprar esse produto, eu seria mais feliz… FUJA! Sua felicidade não está nas coisas, mas em Deus. As pessoas mais felizes chegam em casa cheias de graxa.

2.Segue o caminho da virtude – v. 11

Um homem feliz é conhecido por aquilo que ele segue. Não basta apenas separar-se do que é errado, é preciso seguir o que é certo. Há seis virtudes que precisamos buscar mais do que o ouro e a prata: A JUSTIÇA, A PIEDADE, A FÉ, O AMOR, A CONSTÂNCIA, E A MANSIDÃO.

3.Combate o bom combate da fé – v. 12

Um homem feliz é conhecido por aquilo pelo qual ele luta. O termo combater aqui é um termo do atletismo. A palavra é aqui é a mesma para agonizar. Ponha toda a sua energia em andar com Deus e fazer sua obra. Você pode vencer a tentação (1 Co 10.13). Você pode andar em santidade. Você desfrutar de uma alegria indizível e cheia de glória. Ponha sua força numa causa de conseqüência eterna.

4.Toma posse da vida eterna – v. 12

Um homem feliz é conhecido por aquilo de que ele se apropria como maior tesouro da sua vida. Você já tem a vida eterna. Toma posse dela. Usufrua-a. Tudo ao seu redor é temporal, um dia vai acabar. Mas você já tem a vida eterna. Você vive para a eternidade. Você tem uma riqueza e uma herança que nem ferrugem, nem traça, nem ladrão pode roubar. Viva à luz da eternidade! Toma posse da sua verdadeira felicidade!

II. O MITO DE QUE O DINHEIRO PODE DAR SEGURANÇA – v. 16-19

Se você pode dizer SIM, você é rico comparando-se com a maioria das pessoas do mundo:

Você tem casa com dois e mais quartos? Você tem carro? Você tem banheiro privativo? Você tem água encanada? Você tem chuveiro quente? Você tem dinheiro para comprar alimento? Então, você é rico! Jesus disse, ao considerar a vida do jovem rico: “Quão dificilmente um rico entra no Reino do céu” (Mt 19.23).

COMO PODEMOS SER RICOS E FELIZES?

1.Vivendo na luz de quem Deus é – v. 17

Há dois mandamentos negativos:

1.1.Não sejam orgulhosos – v. 17

SE o dinheiro faz uma pessoa orgulhosa, ela não entendeu nem a si mesma nem o dinheiro. Não pensem alto de vocês mesmos. Por que os ricos são tentados a serem orgulhosos? Por duas razões: a)São tentados a pensar que merecem o que têm – Eles são levados a pensar que os que não têm não são tão inteligentes quanto eles. Mas a Bíblia diz que é Deus quem nos dá força para adquirirmos riquezas (1 Cr 29.10). A riqueza não é nossa. Ela vem de Deus, é de Deus e vai voltar para Deus. Não somos donos, somos apenas mordomos.

b)São tentados a pensar que a riqueza concede poder – A riqueza dá uma ilusão de poder. Mas à luz do verso 16, só Jesus tem poder permanente e só ele é soberano. Nabucodonosor pensou que seu dinheiro lhe dava poder. Deus o tirou do trono e fez virar um bicho.

1.2. Não depositem sua esperança na instabilidade da riqueza – v. 17

O dinheiro não dá nem felicidade nem segurança. Paulo ridiculariza essa idéia de que o dinheiro possa dar segurança. Ele diz que a riqueza é instável. Veja o que diz Provérbios 23.5: Porventura fitarás os teus olhos naquilo que não é nada? Pois certamente a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus. Jesus falou do rico insensato que disse para sua alma: “Agora come, bebe e regala-te ó alma por longos anos”. Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e que tens preparado para quem será?” (Lc 12.13-21). Em vez de pôr sua confiança na instabilidade da riqueza, Paulo diz que você deve pô-la em Deus (v. 17).

2.Tornando-se um imitador de Deus – v. 18

Paulo dá quatro conselhos sobre como lidar com o dinheiro sem perder a alegria de viver:

1.1.Pratique o bem – Não deixe o dinheiro dominar você, domine-o. Não deixe o dinheiro ser seu patrão, faça-o um servo. Não acumule só para você, faça-o instrumento de ajuda para os outros.

1.2.Seja rico de boas obras – Os reformadores falavam do mistério do pobre e do ministério do rico. Abra seus celeiros. Seja um Barnabé. Qual foi a última vez que você fez algo que trouxe glória ao nome de Deus e alegria para as pessoas. A igreja da Macedônia doou-se e doou.

1.3.Seja generoso em dar – Deus lhe deu mais do que você precisa não apenas para ser guardado. Deus quer que você abra o seu coração, suas mãos, seu bolso para dar. Mais bem-aventurado é dar que receber. Deus vai multiplicar sua sementeira. A semente que multiplica não é que você come, mas a que você semeia. Deus amou e deu seu Filho. O que você tem dado? Quanto você tem dado? Com que freqüência você tem dado?

1.4.Seja pronto a repartir – A alma generosa prosperará, mas o que retém mais do que é justo, isso será pura perda. Dai e dar-se-vos-á, boa medida, recalcada, sacudida, transbordante. Quando damos nos tornamos imitadores de Deus!

3. Entesoure riquezas para a vida eterna – v. 19

O que você dá e distribui isso é o que você tem. O que você retém isso você perde. O que você semeia é o que você colhe. Você semeia coisas materiais e colhe dividendos espirituais. Você semeia coisas temporais e colhe bênçãos eternas.

O homem rico da parábola de Jesus, não cuidou de Lázaro que estava com fome e chagado. No inferno lembrou-se de Lázaro, mas era tarde.

CONCLUSÃO

Jesus disse que a vida de um homem não consiste naquilo que ele possui. Jesus disse ainda: O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Jesus ainda disse: Não podeis servir a Deus e às riquezas. A maneira de lidarmos com o dinheiro reflete quem somos internamente. Nós pertencemos a Deus? Nós confiamos em Deus?

Onde está seu tesouro: em Deus ou no dinheiro? Em quem você confia? Você tem tido alegria em dar? Tem aumentado suas ofertas? Tem pedido a Deus para multiplicar sua sementeira para você ajudar mais pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário