APRENDENDO A VIVER A VIDA COMUM DO LAR

Esta semana o comentário nos jornais e nas redes de televisão era o casamento real na Inglaterra, todo seu requinte, seus valores, as celebridades que estariam presentes e etc. Apesar de ver todo movimento em volta deste casamento o que me impressionou mais foi a afirmação de um jornalista; “a plebeia está entrando em uma familia real que está rodeada de escandalos de traição e infidelidade em seus casamentos”
Entendo que isso não é uma prática apenas da familia real inglesa, mas uma realidade apresentada nos nossos dias. A família não existe mais como base abençoadora do mundo, como alicerce para um futuro melhor, como pedra fundamental da sociedade. O engraçado, prá não dizer cômico, é que cada vez que a familia perdeu seu espaço na sociedade, esta mesma não melhorou. O que vemos nos dias atuais é um caos completo do sistema humano, do relacionamento pessoal e da gestão familiar.
Quando Paulo nos afirma para viver a vida comum do lar, ele tem o propósito de que como familia, como casal, como pais e filhos possamos aprender a “ser” e não a “ter” As pessoas hoje se preocupam mais em ter...Uma casa com muito conforto, um carro do ano, muito dinheiro na poupança, os seus sonhos realizados, satisfazer seus desejos e tudo isso mesmo que tenha que sacrificar a familia para conseguir seus objetivos, pois a maior preocupação é ter.
Não quero ser hipócrita em dizer que algumas das coisas citadas anteriormente não sejam boas para a família, mas a maneira como buscamos estas coisas é que tem gerado um efeito destrutivo no lar. Filhos que não respeitam mais os pais, esposas insatisfeitas com seus relacionamentos, maridos que se sentem sós dentro de suas próprias casas, familias que apenas se encontram nos finais de semana e mesmo assim não se encontram como familia, mas como moradores de uma mesma casa.
É preciso aprender a colocar em prática a filosofia do “ser” em sua familia; Ser um pai e marido melhor participando do crescimento e da criação dos filhos, das conquistas de sua esposa e valorizando suas qualidades como mãe e esposa. Ser uma mãe e esposa melhor no apoio aos filhos, cumprindo seu papel no lar, com o marido sendo mais carinhosa e amorosa, buscando sempre a excelência. Sendo filhos mais obedientes e amorosos com os pais, respeitadores e etc.
A palavra do apóstolo Paulo é para os maridos, mas podemos aplica-la a todos, pois talvez a sua familia não tenha os requintes de uma familia real inglesa, mas pode brilhar bem mais se aprendermos como membros da grande familia de Deus a ser e não a ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário