RESTAURANDO RELACIONAMENTOS DESGASTADOS

Texto: Isaías 58.6-12

A Realidade Revisada

  1. Toda pessoa na terra é imperfeita (Isaias 53.6; Rm 3.23; Sl 14.3)
  2. Nenhuma pessoa pode mudar o passado
  3. Cada pessoa é inteiramente responsável por suas coisas

Respostas que devem ser evitadas

  1. É tudo culpa minha
  2. A aplicação de Pv. 22.6

Cinco passos para a reconciliação quando os relacionamentos estão desgastados

· Duas coisas importantes antes de aplicar os passos em sua vida:

- Evite a tentação de aplicá-los de maneira simplista

- Leia essas palavras com uma pessoa em mente e um plano para se reconciliar com ela.

  1. Demonstre humildade (58.6)

A imagem de um jugo também simboliza o oposto da humildade, Deus queria que o hebreu destruísse aquele instrumento de subserviência, o que exigiria que ele se humilhasse.

Os alcoólatras gostam de dizer que “A humildade é a honestidade levada ao ponto máximo”. Uma orientação simples, mas como é difícil!. Se você quer vencer em sua família comece com a humildade, descendo do seu pedestal, do elevador, de sua posição de machão, de poderosa, de mandante, de dominador ou dominadora e humilhe-se

  1. Ore (58.3)

O texto começa com jejum por razões egoístas, as perguntas revelam a ignorância deles em relação a Deus. O propósito das orações nas falsas religiões de Canaã era o de coagir os deuses a distribuir bênçãos e proteção.

Muitas vezes oramos com o propósito egoísta, mesquinho e particular assim como as religiões de Israel. A verdadeira oração não pode ser egoísta, ela precisa ser sincera, fiel e desprendida.

Ore pela sua família, ore com sua família e faça isso com propósito e direção correto. Pelos relacionamentos no casamento, com pais e filhos e entre os filhos.

  1. Remova o jugo (58.6)

O jugo para Israel era apontar o dedo acusador e falar pecaminosamente. O processo de restauração depende de removermos tal jugo da pessoa amada.

“Sempre quando damos lugar a culpa, estamos dando lugar ao bode expiatório para um transtorno verdadeiro no qual estamos envolvidos. A culpa é uma substituta defensiva da análise honesta de uma vida que busca o crescimento pessoal a partir do fracasso e do alto conhecimento dos erros”.

Quando você tomar a decisão de tirar todos os pontos de jugo que possa existir em sua vida, verá que se tornará um vencedor. Um ditado que conhecemos bem é “O ataque é a melhor defesa”. Essa frase deveria ser “Eu estrago tudo”, porque toda vez que atacamos nos distraímos com o verdadeiro sentido do problema, ou melhor, estragamos tudo. A palavra prá pormos em prática é; em vez de apontar o jugo para os outros concentre-se em você.

Quando você se humilhar, orar e remover o jugo estará preparado para o próximo passo.

  1. Torne-se disponível e Vulnerável (58.10)

Restaurar relacionamentos requer muito mais do que se humilhar, ele requer que nos tornemos vulneráveis para reconhecer o nosso erro e aceitar as conseqüências pessoalmente.

“para que as palavras de desculpas sejam genuínas, devemos dar a oportunidade à pessoa a quem ofendemos buscar sua própria justiça”.

Podemos pedir perdão, mas não podemos exigir perdão ou ficar ressentidos se a pessoa ferida escolher a desforra. Além de nos tornarmos vulneráveis precisamos está dispostos a restaurar a saúde e a felicidade da pessoa ofendida.

  1. Considere-se um restaurador (58.10-12)

Nem todos os relacionamentos podem ser restaurados (e ouso dizer a maioria) podem, mas não todos. As vezes o dano é tão grande que a outra pessoa não pode ou nunca conseguirá superá-lo, mesmo assim temos a convicção que algo mudou...você mudou!!!

Quando nos humilhamos, oramos, removemos o jugo e nos tornamos vulneráveis somos totalmente transformados conforme a vontade de Deus. Temos a promessa de Deus sobre isso. Observe a imagem exuberante que o Senhor usa para descrever o efeito nas pessoas de Judá. Ele imagina as trevas e um solo improdutivo e ressequido repentinamente invadido por luz e uma fonte de água viva.

Três Fundamentos no Processo de Restauração

  1. Você deve encontrar a motivação certa na hora certa
  2. Você deve está aberto e disposto a ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, seja o que for.
  3. Você deve ser paciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário