O FRUTO DA ESPERANÇA: RESISTÊNCIA

1 Tessalonicenses 1:2-3

Damos graças a Deus sempre por todos vós, mencionando sempre você em nossas orações, lembrando-se diante do nosso Deus e Pai o seu trabalho de fé e trabalho de amor e resistência de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 1 Tessalonicenses 1:03 Paulo dá graças a Deus que a fé tem produzido trabalho e amor, e a esperança produziu resistência. Se você tomou todas essas palavras por si só você pode tratar fé, esperança e amor como forças psicológicas que têm efeitos inevitáveis ​​sobre a nossa produtividade e durabilidade. Pode-se dizer, por exemplo, que a fé em si mesmo produz trabalho duro, e amor para a família produz trabalho para ganhar comida e esperança para a vitória produz a perseverança para terminar a corrida. E, claro, isso seria verdade.Mas não seria cristão. Não seria de qualquer valor espiritual ou eterna. Não seria o que Paulo está falando aqui.

Quando Paulo fala da ascensão de fé dando ao trabalho e amor que deu origem ao trabalho e espero dar origem a resistência, ele tem em mente alguns cristãos muito definidos, as transações espiritual entre nós e Deus - Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Observe como Paul liga a vida cristã de fé e de amor e esperança a todos os membros da Trindade cristã:

1. Observe a relação com Deus, o Filho: no final do versículo 3 a fé e o amor e a esperança são "em nosso Senhor Jesus Cristo." Paulo não está descrevendo os princípios gerais do psicológico, ele está descrevendo o particulares efeitos espirituais do ser em relação a uma Pessoa viva particular, Jesus Cristo. Fé e amor e esperança que são "em nosso Senhor Jesus Cristo" dar origem a um tipo particular de trabalho e de trabalho e resistência que contam para a eternidade, porque eles vêm de Cristo e Cristo honra.

2. Observe a relação entre essas coisas, a Deus Pai: No início do versículo 3 é a Deus Pai que Paulo dá graças pela fé e amor e esperança que os tessalonicenses ter: "Lembrando diante do nosso Deus e Pai ..." Então, evidentemente, Deus Pai tem sido instrumento na produção desta fé, amor e esperança, pois Ele fica agradecido por isso.

Mas no versículo 4 a conexão com Deus, o Pai é ainda mais específico. Versículo 4 ensina que se a fé em Cristo produz trabalho e amor em Cristo produz trabalho e esperança em Cristo produz a perseverança, isto é evidência clara de que os tessalonicenses foram escolhidos por Deus. Verso 4 se conecta com o versículo 3 como esta: "Damos graças por sua fé e amor e esperança para (por isso) sabemos, irmãos amados por Deus, que ele os escolheu." Sabemos que você está entre os eleitos de Deus por causa da fecundidade da vossa fé, amor e esperança.

3. Observe a relação com Deus, o Espírito Santo: Versículos 5 e 6 fazem a conexão clara. "Porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder e no Espírito Santo e com plena convicção." Assim, a mudança na vida dessas pessoas não é única evidência de que eles são escolhidos por Deus, o Pai, como diz o versículo 4, é também evidência de que o Espírito Santo foi poderosamente e as suas obras. Versículo 6 explicita as evidências deste versículo 3 como o fez: "Vós tornastes imitadores nossos e do Senhor, para que você recebeu a palavra em muita tribulação, com alegria inspirada pelo Espírito Santo". O fato de que a aflição não destrua a alegria de sua fé é evidência de que o evangelho tinha vindo com o poder do Espírito Santo e não apenas na palavra. Assim, o resultado de tudo isto é que a fé e o amor e a esperança do versículo 3 não são princípios gerais que acontecem no psicológico para o trabalho e tornar as pessoas mais produtivas e estáveis. Ao contrário, eles são profundas realidades teológicas. Eles vêm de um relacionamento com o Senhor vivo, Jesus Cristo. Eles são o resultado e as evidências de terem sido escolhidos por Deus Pai. E eles são obra do Espírito Santo através da pregação de uma mensagem particular chamada o evangelho.

O que quero focar nesta noite é a relação entre resistência e esperança. Nosso texto é o versículo 3 e, em especial a frase, "a resistência da esperança." Aproveito esta para dizer que a esperança produz a perseverança, ou que a resistência é fruto da esperança. Minha razão para esta interpretação é que "o trabalho da fé" e "trabalho de amor" parecem ter esse significado - ou seja, uma obra que vem da fé e um trabalho que vem do amor. Fé produz trabalho. E o amor produz trabalho. Da mesma forma, então, a resistência vem da esperança e a esperança produz a perseverança. A pergunta que eu gostaria de fazer é esta:

Como você se manter em curso em um caminho de obediência a Cristo - por exemplo, em alguma relação ou algum ministério - como você pode manter mês após mês indo por anos ou mesmo décadas, quando existem obstáculos emocionais e relacionais e espirituais e financeiros, e quando o incentivo humano normal evaporar e você se sente uma pessoa esquecida?

O que é preciso fazer quando o glamour se foi? Ser o centro das atenções é uma grande capricho. Ele se move de ministério para ministério na igreja local. Por um tempo ela está no ministério de música. Depois, há um foco especial sobre a Educação Cristã. Em seguida, vem semana missões, e ser um cristão mundo e vou em todas as culturas é uma coisa gloriosa. Em seguida, destaca-se, então ministérios urbanos e, em seguida pequenos grupos, então o ministério da oração e da emoção de ser uma igreja de oração com equipes orando por todos os serviços e todas as manhãs da semana. Como o centro das atenções se move e se concentra em um ministério, ela parece brilhante e emocionante, e assim o ministério pega pessoas. Há um sentimento de emoção e alegria e camaradagem e poder. Mas então o centro das atenções passa. Aos poucos, ninguém parece estar falando de seu ministério mais. Ele não aparece ser estrela com tanta freqüência e outras coisas parecem estar ficando pessoas interessantes agora.

Será que Deus quer dizer para os ministérios florescerem somente quando estão na ribalta das atenções e glória? Que ele quer ministérios dinâmicos na música e na educação e missões e as preocupações urbanas e grupos de oração só quando têm os holofotes da igreja de grande atenção? A resposta é claramente, NÃO. Qual é então necessária? A resposta é: RESISTÊNCIA.

Absolutamente indispensável na vigência da igreja de Deus é o poder de manter mês após mês, ano após ano, década após década, o mesmo caminho da obediência. E para muitos de nós que vai significar a palavra resistência em um ministério especial, apesar de obstáculos emocionais e relacionais e espirituais e financeiros, mesmo quando os estímulos dos holofotes e da atenção e da glória e da admiração se foram, e nós sentimos como as alegrias da vida estão passando por nós. Haverá um mundo de diferença entre a alegria e o entusiasmo e admiração, quando as lutas começarem. O que ele exige de você em seu ministério, em seu casamento, da carga de sua doença ou deficiência? Ele exige resistência. E de onde é que a resistência vem? Ela vem de esperança. "Dou graças a Deus ... para o seu trabalho de fé e de trabalho e resistência da esperança."

Sem a resistência de esperança, o trabalho da fé e o trabalho de amor irão revelar-se nenhum trabalho real de Deus, mas só o amor dos holofotes. Nós não vivemos em uma geração que coloca um prêmio elevado na resistência nos relacionamentos, empregos ou no ministério. E nós somos crianças na nossa idade. Se seguirmos a Escritura aqui estaremos nadando contra a maré. Que assim seja! Este é um apelo à perseverança dos santos! (Apocalipse 13:10; 14:12)

Vamos investigar a ligação entre a esperança e a resistência com uma pergunta muito importante e prático: são cristãos deveriam resistir no caminho de obediência, a fim de herdar as bênçãos do céu, ou são cristãos deveriam resistir, porque as bênçãos do céu são certamente e infalivelmente deles?

Vamos pedir de outra forma: é a resistência no caminho de obediência a Cristo uma condição que deve atender a fim de obter a herança da salvação, ou é a herança da salvação já um dom garantido para que a nossa confiança nele é o que nos permite suportar? Ou, perguntando de uma outra maneira: É a mensagem do evangelho. Você deve perseverar até o fim, a fim de ser salvo, ou é a mensagem do evangelho, você deve perseverar até o fim porque você é salvo?

A resposta bíblica para todos os seis destas perguntas é um sonoro SIM! Você deve perseverar até o fim para ser salvo. E você perseverar, precisamente porque você está salvo. A salvação é tanto a recompensa de resistência, e do dom gratuito da graça. Perseveramos para herdar as bênçãos do céu e porque temos certeza de que as bênçãos do céu, certamente a nossa.

Agora a razão de eu forçar e dizer que este é o lugar que você deve ir para fortalecer a sua esperança é com as Escrituras, e que você vai encontrar quando você faz é tanto desses ensinamentos (o "deve" e do "deve", o "fim com "e" porque "). E eu não quero que você largue as Escrituras, ou perda o incentivo precioso de Deus em ambos os tipos de textos. Deixe-me ilustrar esses dois tipos de Escritura e tentar mostrar como ambos estão realmente com a intenção de fortalecer e sustentar a sua esperança e fortalecer a sua resistência.

As promessas da nova aliança foram melhores do que a antiga aliança, porque elas são acompanhadas com a garantia de poder espiritual para cumprir as condições do pacto. Por exemplo, em Jeremias 32:40 Deus promete, “Farei com eles uma aliança eterna, que eu não deixarei de fazer o bem a eles, e porei o meu temor nos seus corações, para que não se apartem de mim.” Este é o mesmo que Ezequiel está dizendo em 36:27. “Porei meu Espírito dentro de você, e farei que andeis nos meus estatutos e ter cuidado para observar os meus mandamentos”.

Então o que podemos aprender com esses versículos? Aprendemos que o povo de Deus durará no caminho da obediência. "Eu vou colocar o meu temor nos seus corações, para que não se apartem de mim!" "Eu vou colocar o meu Espírito dentro de você, e farei que andeis nos meus estatutos". Resistência é um dom prometido da nova aliança. É um dos grandes pontos da graça soberana de Deus!

E assim chegamos até o Novo Testamento em Filipenses 1:6 "Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vós a levará à conclusão no dia de Jesus Cristo." Deus fará isso. E 2 Timóteo 1:12, "Eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar até que o dia que foi confiado a mim." Em outras palavras Deus manterá fiel Paulo no ministério que lhe foi dado. Aos Coríntios (l Cor. 1:8-9) Paulo diz: "Cristo vos confirmar até o fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Deus é fiel, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho . " Em outras palavras, se Deus o chama para a comunhão de seu Filho, ele lhe dará a resistência até o fim. "Aquele que vos chama é fiel, e ele vai fazer isso!" (1 Tessalonicenses 5:24)."Aqueles que chamou, também justificou, e aos que justificou também glorificou" (Romanos 8:30). O caminho da justificação para a glorificação é um caminho de obediência. Este caminho é a garantia e o dom que Deus comprou para o povo de Deus pelo sangue da nova aliança: "Ora, o Deus da paz, que trouxe novamente dos mortos a nosso Senhor Jesus, o grande pastor das ovelhas, pelo sangue de a aliança eterna, equipá-lo com tudo de bom que você pode fazer isso vontade, operando em vós o que é agradável à sua vista, através de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre "(Hebreus l3 :20-2l). . O sangue-comprado na bênção da nova aliança é o compromisso de Deus Todo-Poderoso para nunca afastar-se fazendo-nos bem e para trabalhar em nós o que é agradável à sua vista, e, assim, de causar-nos a perseverar na obediência até o fim. Resistência é um dom e garantia da nova aliança selada pelo sangue de Jesus para todos os que nele confiam. E assim que nos tornamos quando nos sentimos fracos, e nós olhamos para longe de nós mesmos para a graça e o poder de Deus para reavivar a nossa esperança de que podemos e ajudará no caminho da obediência ao que ele nos chamou.

Agora que tipo de texto que você encontra na Bíblia quando você vem à procura de incentivo e força?. Sabendo que o nosso é outro tipo.

O primeiro tipo diz que a resistência foi comprada pela morte de Cristo para seu povo e é garantida.

O segundo tipo diz que a resistência é uma obrigação para o povo de Deus e por isso eles vão obter a recompensa da salvação.

O primeiro diz: Você deve suportar, porque você está salvo.

O segundo diz: Você deve suportar, a fim de ser salvo.

Vamos olhar este segundo tipo de texto.

Como ele descreve o fim dos tempos, Jesus diz: "Porque a maldade se multiplica, o amor a maioria dos homens esfriará Mas aquele que perseverar até o fim será salvo." (Mateus 24:13, 10:22, 2 Timóteo 2:12). Você deve perseverar até o fim para ser salvo. Paulo diz à igreja de Roma, "Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras: para aqueles que pela perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e imortalidade, ele dará a vida eterna" (Romanos 2:6-7 ). Vamos obter a vida eterna se pela nossa perseverança que pressionar de fazer o bem.

Ele diz praticamente a mesma coisa na epístola de Gálatas 6:8-9: "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção, mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna . E não nos cansemos de fazer o bem (ou seja, vamos resistir!), pois na época ceifaremos, se não perder o ânimo." A colheita da vida eterna é alcançada apenas por aqueles que semeiam o Espírito e não vos canseis de fazer o bem - aqueles que suportar. Temos de suportar, a fim de herdar (colher) a vida eterna. 10:35-36 e Hebreus ensinam a mesma coisa: "Não jogue fora a vossa confiança, que tem grande recompensa para você tem necessidade de resistência, de modo que você pode fazer a vontade de Deus e receber o que é prometido." Você precisa resistir para que você possa fazer a vontade de Deus para que você possa obter o que é prometido. A herança é dado somente àqueles que perseveram na obediência à vontade de Deus.

Esses são os dois tipos de textos que você encontra na Bíblia a respeito da RESISTÊNCIA. A um tipo que nos garante que durará porque somos salvos. O outro tipo exorta-nos a perseverar para que possamos ser salvos. RESISTÊNCIA é um dom e RESISTÊNCIA é um dever. E estes não estão em conflito. Ao lidar com um Deus santo e soberano estes não são contradições. Precisamos perseverar até o fim porque ele é santo, e vamos perseverar até o fim, pois ele é soberano.

Em certo sentido, a dois tipos diferentes de Escrituras, porque eles têm dois propósitos diferentes. Mas em outro sentido, eles são perfeitamente um. Considerar as suas diferentes finalidades.

A escritura faz...

1) Ela desviar-nos de todas as auto-suficiência e gozando (1 Coríntios 4:07) e nos direcionar para o poder soberano de Deus. "Ele vai levar-nos a suportar!"

2) A Escrituras afastar-nos do legalismo. Ele foi comprado por Cristo. Resistência não é uma maneira de pagar para a salvação. É uma forma de viver a graça (1 Pedro 4:10-11, Gálatas 15:10) e viver pela fé (Gálatas 2:20).

3) A Escrituras dá confiança e paz ao quebrantado e contrito que se lançam sobre Jesus para o perdão e ajuda.

4) Eles nos lembram que o milagre da conversão não é uma ficção legal. Você não pode ser convertido a Cristo e ficar do jeito que era. Deve haver uma mudança - uma mudança que permanece. Deve haver a "obra da fé, o trabalho de amor e de esperança a resistência." "Aqueles que pertencem a Cristo crucificaram a carne" (Gálatas 5:24).

5) Dirigir nossa atenção para o valor muito grande da recompensa do céu. Se temos de suportar, e se a resistência vem da esperança, então eu devo ter meu coração livre do amor do mundo de modo que a minha esperança em Deus se acendeu e eu terei o poder para resistir em obediência a Cristo.

E assim, quando você lê na Bíblia que Deus te fará suportar (Jeremias 32:40), o objetivo é que, com toda a paz e alegria, você definiria a sua esperança na graça soberana de Deus, e em que a esperança encontrar o força para suportar. E quando você lê na Bíblia que você DEVE suportar (Lucas 21:19), o objetivo é o mesmo: que, com toda a urgência e seriedade, você definiria a sua esperança na graça soberana de Deus e na esperança de que encontrar a força para suportar.

Se você colocar a sua esperança na graça soberana e o poder de Deus e não na sua própria força, ou na aprovação dos outros ou em dinheiro ou em prazeres fugazes ou status, em seguida, quando o centro das atenções desloca fora de seu ministério e sua vida, e o elogio do homem se for, e o glamour de abnegação evapora e todos os suportes de homens desmoronar, então você perseverará - com a resistência da esperança.

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é em vão. Eu me sinto obrigado a rogar-lhe que não ponha a sua esperança em Cristo para fazê-lo agora. Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, reconhecer o seu pecado, deixe de lado as esperanças do mundo, e confiar em Cristo para o perdão dos pecados, o poder de suportar, ea esperança da vida eterna.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário