OUSADIA EM NOSSO DEUS

TEXTO: I Tessalonicenses 2:1-12

Este texto nos ensina porque ousadia é tão necessário, e onde obtê-lo, e que tem que acontecer dentro de modo a ser uma pessoa corajosa. Se você tem um desejo de ser uma influência para Cristo e seu reino, e se você tem um desejo de ser uma pessoa livre e autêntica, então as respostas a estas três perguntas tocará tão relevante para você hoje como fizeram há 2000 anos atrás. Porque Deus nunca mudou e a natureza humana não mudou.

1. Por que é necessário ousadia?

Ousadia é necessária porque não queremos que a nossa vida para ser vivida em vão. Nós não queremos que cheguem ao final de nossas vidas - nossos empregos, nossos ministérios, nossas famílias - e dizer: "Está vazio Nada aconteceu Não houve efeito que importava Foi tudo em vão...." Não quero sentir isso ou dizer isso. E assim por ousadia é necessária para evitar que isso aconteça - para que nossas vidas não são em vão.

Eu vejo isso em 1 Tessalonicenses 2:1-2, onde Paulo descreve o que aconteceu quando ele veio de Filipos a Tessalônica, e viveu e ministrou entre os tessalonicenses:

Porque vós mesmos sabeis, irmãos, que nossa vinda para você não foi em vão, [por que não?] , mas depois que já havia sofrido e sido maltratados em Filipos, como sabeis, tivemos a ousadia em nosso Deus para falar com você o evangelho de Deus em meio a muita oposição.

A Vida de Paulo em Tessalônica não haviam sido em vão - mesmo que ele tenha ficado um tempo relativamente curto. E a razão sua vida não estava vazio e ineficaz era porque ele tinha ousadia em Deus, e falou o evangelho com coragem. Então o que nós aprendemos é que a ousadia é necessária pois mantém a nossa esperança de que a vida não é em vão. Faz nossa contagem de vida. Ela nos impede de chegar ao fim e dizer: "Nada aconteceu. Não houve significância. Vivi em vão."

Para tornar isso claro e certo deixe-me mostrar algo notável sobre este texto:

Verso 1: referindo-se o que aconteceu aos Tessalonicenses: "Nossa vinda para visitar vocês não foi em vão." Isto é, algo aconteceu com vocês. Nós não ministramos sem efeito. Vocês foram mudados. Agora o que eu poderia esperar depois de uma declaração como essa é uma ilustração do efeito do ministério de Paulo na vida dos tessalonicenses. Algo como: "Vocês sabem que a nossa vinda a vocês não foi em vão, pois vocês tiraram os ídolos, e aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, e pararam de mentir e roubar e odiar, e começaram a cuidar uns dos outros e partilha... as coisas e amar os seus inimigos e adorando o Deus verdadeiro."

Mas a coisa surpreendente é que por 10 versos (2-11) não há uma palavra sobre o efeito do ministério de Paulo aos Tessalonicenses quando ele veio. Ao invés os 10 versos descrevem a vida de Paulo e ministério. Dez coisas:

2a - Nós sofremos e fomos maltratados em Filipos, 2c - Tivemos a ousadia de falar do evangelho para vocês, 3 - A nossa exortação não vem de erro ou engano, 4 - Como já foi aprovado por Deus para nós falamos, 4b - Nós falamos para agradar a Deus não dos homens, 5f - Nós não usamos palavras lisonjeiras ou cobiçam ou busca da glória dos homens, 7f - Nós nos tornamos gentis como uma enfermeira e compartilhamos a nós mesmos, 9 - Nós trabalhamos dia e noite, para não sermos um fardo para vocês, 10 - Nós fomos devotos, na posição vertical e irrepreensíveis para vocês, 11f- Nós exortados e incentivados como um pai

Agora, por que é isso? O que Paulo está dizendo? Por que ele começa dizendo: "Você sabe que a nossa vinda para você não foi em vão", e em seguida, diz as dez coisas sobre o seu ministério ao invés de seus efeitos sobre os Tessalonicenses.

Há pelo menos duas razões que eu penso.

1. Paulo está sendo difamado por seus oponentes em Tessalônica. Nós conhecemos eles em Atos 17. Eles tinham inveja dele e despertaram uma multidão que levou os líderes da igreja perante as autoridades. Paulo ainda está preocupado com a perseguição que a igreja está experimentando (3:3-4). Evidentemente, os inimigos de Paulo estavam dizendo que ele era enganoso e que ele era somente depois que o louvor dos homens e que ele era ambicioso e queria o seu dinheiro e que ele usou a bajulação para obtê-lo. Assim, Paulo responde em versos 2-11, lembrando aos tessalonicenses sobre o que eles realmente sabem sobre ele. Seis vezes ele diz "como vocês sabem" ou "vocês lembram" ou "vocês são testemunhas" (vv. 1,2,5,9,10,11). Mas a preocupação de Paulo aqui não é principalmente consigo mesmo. A questão real é que o descrédito de Paulo e sua mensagem também desacreditavam a autenticidade dos tessalonicenses.

2. Defendê-los e a realidade de sua fé. Essa é a segunda razão pela qual ele fala muito sobre o seu ministério. Ele diz no versículo 1: "Você sabe que a nossa vinda para você não foi em vão", e depois de dez versos, ele fala sobre a autenticidade de seu próprio ministério. Então, o que ele está dizendo é: "O nosso ministério não é sem efeito. Vocês foram mudados. Você deixaram os ídolos. Vocês estão dispostos a sofrer por Cristo com alegria. Portanto, não jogue fora a sua confiança quando seus adversários calúnia meu ministério e minha vida, lembre-se da maneira que realmente foi quando eu estava lá. Eu não era lisonjeiro e avarento. fui ousado em Deus e arrisquei minha vida para pregar o evangelho para vocês. Eu trabalhei dia e noite. Eu te amei como uma enfermeira e como um pai.

Foi a ousadia de Paulo na evangelização que manteve sua vida útil para não ser em vão. E vai ser a nossa ousadia que mantém a nossa vida seja branda e insípido e vazio e fraco e insignificante no final. Você pode confirmar que estamos no caminho certo aqui comparando o que Paulo diz em 1:5-6.

... O nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder e no Espírito Santo e com plena convicção (em outras palavras, ele não veio em vão, como 2:1 diz, então ele vai em apenas como ele faz em 2:02 ff com uma referência a seu próprio ministério), assim como você sabe que tipo de homens que provou ser entre vós por amor de vós (ou seja, pregando corajosamente em face do perigo, então ele diz explicitamente como sua ministério afetados eles). Você também tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com a alegria do Espírito Santo.

Assim, a ousadia de Paulo manteve sua vida e ministério longe de ser em vão, porque produzia neles uma disposição para suportar as tribulações com alegria no Espírito Santo.

Então, minha resposta à primeira pergunta (Por que é necessário ousadia?) É que ela mantém a nossa vida proveitosa. Ela torna a nossa vida eficaz e significativa. Traz mudanças na vida das pessoas e leva-los em direção a coragem em Cristo. E nada é mais importante do que levar as pessoas para Cristo e seu Reino.

2. De onde você tira a ousadia?

A resposta de Paulo é clara: Vocês vão obtê-la em Deus. Verso 2: ". Depois que já havia sofrido e sido maltratados em Filipos, como sabeis, tivemos a ousadia em nosso Deus falar-lhe o evangelho de Deus em meio a muita oposição" Tivemos a ousadia em nosso Deus. Paulo tinha sofrido em Filipos. Ele tinha sido publicamente arrastado para o mercado da cidade e acusado de sedição, porque ele expulsou o demônio de uma menina. E então ele passou a noite na cadeia. Agora em Tessalônica a multidão ficou ainda mais enfurecida e Paulo escapou por pouco de noite para Beréia. Que foi o cenário para seu ministério. E nesse cenário que ele falou do evangelho corajosamente, porque ele tinha ousadia em seu Deus. Sua vida foi dedicada a Deus. Sua vida estava escondida em Deus (Cl 3:3). Ele confiou em Deus (2 Coríntios. 1:9). Esperava em Deus (Rm 15:13). A glória de Deus era mais atraente para Paulo que qualquer conforto terrena: "Eu considero que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória que será revelada em nós" (Rm 8:18). Deus era tão real, e tão poderoso e tão sábio e tão absolutamente empenhado em fazer tudo para o bem de Paulo de que ele sabia que nada poderia separá-lo do amor de Deus - nem a morte ou a vida ou a anjos ou principados ou coisas presentes ou as coisas do porvir ou poderes ou altura ou profundidade ou qualquer outra coisa em toda a criação. E assim por toda a ousadia dele era em Deus, e não em si mesmo. E que tem sido a fonte de toda a ousadia de todos os mártires. Sua coragem estava em Deus, não no homem. Não transforma qualquer ser humano em coisa qualquer. Ele vivia em Deus. Deus era melhor que a vida.

Um exemplo do que significa ter a vossa confiança em Deus é o escocês Hugh Covenanter Mackail. Ele foi um presbiteriano na Escócia, em uma década sangrenta (1660) quando isso era visto como sedicioso. Ele foi torturado com o que chamaram de boot para forçá-lo a revelar outros membros de seu grupoa. Sua perna foi ferida com um cabo de ferro e, em seguida, uma cunha de ferro foi inserida entre o joelho e o cabo confortavelmente. Quando ele se recusou a responder, o carrasco atingiu a cunha com uma marreta. Onze vezes o martelo foi golpeado até a perna de Mackail quebrar. Ele disse: "Eu protesto solenemente diante de Deus, em dizer que eu não sou nada sem o Senhor, apesar de todas as articulações do meu corpo estarem em tão grande angústia como a minha perna." A perna não seria de muita utilidade para ele de qualquer maneira. Ele foi condenado a ser executado. Suas palavras finais foram famosos e se tornou o grito de alguns dos mártires mais tarde. Eis o que ele disse. E o que essas palavras ilustram o que Paulo queria dizer por ter sua ousadia em Deus.

Agora eu deixo de falar com as criaturas, e transformo meu discurso a Ti, ó Senhor. Agora eu começar a minha relação com Deus, que nunca será quebrada. Adeus, pai e mãe, amigos e parentes! De despedida, o mundo e todas as delícias! Adeus, carne e bebida! Adeus, sol, lua e as estrelas! Bem-vindo, Deus e Pai! Bem-vindo, doce Senhor Jesus, o Mediador da nova aliança! Bem-vindo, bendito Espírito da graça, Deus de toda consolação! Bem-vindo, glória! Bem-vindo, a vida eterna! Bem-vindo, a morte! (Os homens da Aliança, pp 150)

Hugh Mackail não viveu em vão. Sua morte não foi em vão. Porque ele tinha ousadia em seu Deus. O que o Senhor revela-se a nós com tanto poder e beleza é que vivemos nele mais do que em qualquer outra coisa, e ter ousadia em nosso Deus.

A pergunta final as respostas texto é:

3. "O que tem que acontecer dentro de nós para ser pessoas OUSADAS?"

Deixe-me apenas mencionar duas coisas que Paulo enfatiza aqui. Talvez os dois maiores obstáculos para a ousadia é o amor da aceitação humana e louvor, e do amor do conforto e títulos que o dinheiro pode comprar. O que tem que acontecer dentro é para o poder destes dois amores para serem quebradas? Talvez isso tivesse acontecido na vida de Paulo, e é por isso que ele é tão ousado. Verso 4b: "Falamos, não para agradar aos homens, mas Deus, que examina nossos corações" Verso 6: "Nem buscamos glória dos homens, quer de você ou de outros" E já que ele está livre da necessidade de agradar a homens para buscar a glória e louvor dos amigos e inimigos, ele também é livre da necessidade de bajular e a necessidade de enganar. Verso 5: "Nós nunca viemos com o discurso de bajulação, como vocês sabem." O vício de aceitação e reconhecimento e louvores que tantas pessoas querem, havia sido quebrado na vida de Paulo. Ele era livre e, portanto, ele foi ousado. Mas ele também era livre do amor ao dinheiro e os títulos e os confortos que ele pode comprar. Verso 5 novamente: "Nós nunca veio com o discurso de bajulação, como sabeis, nem com um pretexto para ganância - Deus é testemunha" Ele não foi atrás de dinheiro. Isso não tinha nenhum interesse para ele, e, portanto, que ele falava com ousadia sem medir suas palavras de modo a tornar os amigos mais ricos. Na verdade versículo 9 mostra como Paulo vigilante guardada a sua liberdade financeira: "Você lembra, irmãos, o nosso trabalho e dificuldades, como trabalhar dia e noite para não ser um fardo para qualquer um de vocês, nós proclamou a vocês o evangelho de Deus. " Ele trabalhava para viver de modo a manter limpa a sua mão de dinheiro. Ele queria ser livre e ser ousado em seu discurso. Então, pelo menos estas duas coisas tem que acontecer dentro de nós, se quisermos ser ousados:

1. Temos de ficar livre da necessidade de aceitação humana e louvor

2. Temos que ficar livre da necessidade de os confortos e os títulos que o dinheiro pode comprar.

Se somos livres, vamos ser ousados. E o caminho para a liberdade é obter a aceitação de Deus e obter o seu louvor, e obter o seu conforto e segurança. Verso 4: "Assim como fomos aprovados por Deus para ser confiada com o evangelho, assim falamos, não para agradar aos homens, mas Deus". Paulo teve sua aprovação de Deus. Ele não precisa da aprovação humana. Ele tinha o seu futuro em Deus. Portanto, não havia ameaças humanas que pudesse parar sua coragem. Precisamos de ousadia porque sem ela nossa vida será vivida em vão. E nossa coragem vem de Deus, porque só a sua aprovação pode quebrar o poder do desejo para a aprovação humana, e só a sua segurança e conforto pode quebrar o medo de perder a segurança humana e conforto.

Que o Senhor nos faça como Hugh Mackail!

Adeus, pai e mãe, amigos e parentes! De despedida, o mundo e todas as delícias! Adeus, carne e bebida! Adeus, sol, lua e as estrelas! Bem-vindo, Deus e Pai! Bem-vindo, doce Senhor Jesus! Bem-vindo, bendito Espírito da graça! Bem-vindo, glória! Bem-vindo, a vida eterna! Bem-vindo, a morte!

Amém e que Deus abençoe a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário