O cuidado de Deus por meio de sua soberana providência

Etimologicamente, a palavra “providência” significa “ver antes”. Dentro da soberana providência de Deus, ele não só vê antes como também age antes, de modo que todas as coisas concorrem orientadas pela sua perfeita sabedoria para atingir os seus planos eternos. Na maioria das vezes não conseguimos perceber, muito menos entender a ação de Deus no curso da história, mas ao final tudo se encaixará. Quantas coisas aconteceram em nossa vida que não pareciam fazer qualquer sentido, mas depois entendemos perfeitamente a importância delas?

Assim, por toda a Escritura é possível perceber o cuidado de Deus por meio da sua soberana providência. Abraão, no momento que iria sacrificar o seu filho, foi impedido pelo anjo do Senhor e recebeu um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque. Jacó, com todos os seus defeitos, foi dirigido de tal modo pela providência Divina que se tornou Israel, aquele que reina com Deus. Na vida de José, vemos o cuidado de Deus principalmente nas experiências indesejáveis de sofrimento e abandono, mas tudo estava dentro da soberania de Deus, pelo que o próprio José declarou: “Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento” (Gn 45:7).

José se tornou o grande governador do Egito e, o mais importante, através dele a semente messiânica foi preservada. O povo de Israel andou por quarenta anos no deserto e não lhes faltou alimento, nem água, nem roupas e nem sandálias, pelo que o Senhor disse: “E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé.” (Dt 29.5). Deus queria que Jonas pregasse aos ninivitas. Jonas tentou fugir. Mas foi convencido depois de sofrer uma tempestade, ser lançado ao mar, engolido por um grande peixe e depois de três dias completos ser vomitado.

Neste ano de ministração e reflexão acerca do cuidado de Deus, espero que você abra a sua mente e seu coração para entender na vida prática que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28). Jesus, em um de seus ensinos acerca da ansiedade, disse que o Pai cuida das aves e das plantas, e por isso certamente cuidará daqueles que foram criados à Sua imagem e semelhança.

Crer no cuidado de Deus trás paz ao coração, pois está escrito: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1 Pedro 5.7). É impossível se libertar das cargas da ansiedade, da preocupação, do temor descontrolado e da insegurança fora da convicção de que Deus cuida de nós.

Somente quando acreditamos que Deus se preocupa conosco e providencia em meio a muitas circunstâncias o melhor para a construção de nossa existência, é que temos a ousadia e a confiança de entregar a Deus tudo o que tira a nossa paz. Estejamos certos de que Ele, melhor do que os nossos maiores esforços, conduzirá com sabedoria e poder todos os nossos passos. A música “O Tapeceiro” de Stenio Marcius, talvez mais conhecida na voz do músico João Alexandre, descreve como deve ser o nosso entendimento acerca do cuidado de Deus:

Minha vida é obra de tapeçaria,
É tecida de cores alegres e vivas,
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes
Se você olha do avesso,
Nem imagina o desfecho
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem
Quando se vê pelo lado certo,
Todas as cores da minha vida
Dignificam a Jesus Cristo, o Tapeceiro

Deus é soberano! Ele tem poder e autoridade sobre todas as coisas. Sobre o mundo e cada ser que nele habita. Por isso, o que ele faz, feito está; e o que desfaz, desfeito está. Ele abre e fecha portas e do jeito que ele as deixa, elas permanecem. Confie a sua vida a Ele e viva tranquilo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário