INTRODUÇÃO DO LIVRO DE NEEMIAS

CAP 1.1-4

Primeiramente precisamos ter em mente que vamos estudar este texto de maneira histórico-gramatical, pois muitos tendem a interpretar Neemias de maneira a espiritualizar tudo caindo em um erro tremendo que é o alegorismo (método de interpretação que se firma única e absolutamente no que o intérprete vê no texto).

Quem é Neemias? Quando e onde viveu? O que ele fazia?

Neemias era provavelmente da tribo de Judá (1.2; 2.3; 7.2) e pode ser que até fosse descendente de Davi (1.4; I Cr 3.19). Ele se apresentou como filho de Hacalias, mas nada se sabe sobre seu pai, provavelmente foi levado para o cativeiro babilônico onde provavelmente Neemias havia nascido.

Encontramos Neemias servindo na corte do rei (1.11), uma posição singular. Ele exercia ao mesmo tempo duas posições “primeiro ministro e mestre de cerimônias” e por ocupar esses cargos e ser de grande confiança do rei, ele exercia grande influência para o soberano rei devido sua proximidade.

Neemias relata que recebe a visita de seu irmão Hanani que lhe dá notícias desalentadoras (1.3). todas as tentativas de construir o muro foram frustradas (Ed. 4.4-24) e Neemias sabe que uma cidade sem portais com trancas e muralhas bem altas não e cidade, está sem defesa e não pode oferecer proteção aos que se encontram nela.

Mas porque os judeus se encontravam em condições tão deploráveis? O que aconteceu com eles desde o estabelecimento do reino davídico e da era dourada de Salomão? Um dos grandes problemas foi a questão do reino está dividido, dez tribos no norte de Israel e duas tribos no sul de Judá. As dez tribos do norte foram castigadas por Deus em 722 a.C quando foram deportadas pelos assírios e apenas Judá sobreviveu, mas as tribos do sul também falharam em aprender da experiência de Israel e como resultado também foram levadas cativas e deportadas desta feita pelos babilônicos (Jeremias 25.11-12; Daniel 9.2). durante o cativeiro, o poder babilônico foi quebrado pelas forças dos medos e persas. O rei Ciro deu-lhes permissão de retornarem a Palestina e reconstruir o templo (Esdras 1.1-3). Os primeiros que voltaram vieram sobre a liderança de Zorobabel, mais tarde outro grupo de judeus voltou a Jerusalém liderados por Esdras.

Quando Esdras chegou encontrou um povo em condições deploráveis espiritual e moralmente. Assim ele começou um ministério de volta com o povo a Deus (Esdras 7.10). Finalmente, durante o reinado de Artaxerxes Neemias volta a Judá na situação citada por Hanani;

qA cidade sem muros para proteção

qAs pessoas sendo constantemente molestadas

qOs ricos exploravam os pobres

qOs pecados que levaram o povo ao cativeiro estavam sendo praticados

qA depressão econômica e a ignorância espiritual acentuavam ainda mais a desunião do povo

Tão logo soube das condições de Judá, Neemias começou imediatamente a interceder em favor de seus irmãos (Neemias 1.4-11). É interessante que muitas vezes tentamos buscar favores nos outros e esquecemos de buscar em Deus. Neemias nos mostra aqui que precisamos buscar unicamente auxilio no altíssimo, foram 4 meses de oração intensiva que finalmente resultaram na resposta desejada, mas de forma que o colocou em uma posição desagradável (2.1-8). Neemias desafiava o povo com a necessidade de reconstruir o muro de sua cidade (2.9-20).

No capítulo 3 aparece uma lista daqueles que se ofereceram para reconstruir o muro da cidade. Se analisar a lista talvez passe a impressão que ele enfrentou oposição em toda construção do muro da cidade. A oposição, porém, por sua própria natureza, segue essencialmente o mesmo modelo, não importa o tempo ou as circunstâncias; e o valor desta porção das escrituras para nós está em que Neemias nos mostra como lidar com a oposição e obter sucesso e com isso a tarefa do muro, que muitos consideravam impossível, é concluída em cinqüenta e dois dias.

Neemias demonstrando ser um sábio administrador consolidando imediatamente os seus lucros (cap.7). Seu trabalho é interrompido por um grande despertamento espiritual, pois Deus vê o seu povo incapaz de governar-se a si mesmo, e intervém, trazendo um verdadeiro despertamento espiritual. Durante esse tempo de renovação, Neemias sabiamente fica nos bastidores. Esdras, os sacerdotes e levitas, instrui o povo na lei. Eles guardam a festa dos tabernáculos e entram solenemente numa aliança com o Senhor. (cap. 8-10).

Somente depois do preparo espiritual do povo é que Neemias pode continuar a obra de consolidação. Isso se faz com o repovoamento de Jerusalém. (cap.11), com a consagração dos muros da cidade e com a comprovação de que o ministério do templo será mantido. (cap 12 ao 13.3)

Os anos restantes do primeiro período em que Neemias era governador passam sem grandes eventos. Em 432 a.C. ele volta à corte persa de Artaxerxes e permanece lá por 12 anos. Em 420 a.C. ele recebe a incumbência de governar a província de Judá. Quando chega a Jerusalém, descobre que o povo se afastou do Senhor e então ele começa uma reforma vigorosa e purifica o povo do Senhor das práticas que o impedem de receber as bênçãos de Deus. (cap 13.5-31).

Três coisas que vamos estudar em nossa caminhada no livro de Neemias:

qAs características básicas da liderança dinâmica

qA importância de princípios espirituais

qNecessidade de uma sólida política administrativa

A medida que passarmos por cada uma das secções, examinaremos também as crenças de Neemias a fim de determinar a contribuição de suas convicções religiosas à liderança bem sucedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário