A MAIOR FORÇA DA TERRA

TEXTO: Neemias 1.4-11

Muitas pessoas colocam a oração hoje como algo que está fora de propósito na sociedade moderna dizendo que devido aos avanços tecnológicos a oração simplesmente impede a ação. Outros afirmam que manter um relacionamento com Deus é para seres inferiores. Abraão Lincoln disse: “Tenho sido levado muitas vezes a ajoelhar-me pela convicção esmagadora de que eu não tinha outra saída. Minha própria sabedoria e a dos que estão a meu redor pareciam insuficientes para o dia”

Neemias estava na Babilônia e se sentia impossibilitado de ajudar o povo depois dos relatos de seu irmão acerca dos acontecimentos de Jerusalém e volta-se para Deus em oração; do seu exemplo aprendemos como a oração pode tornar-se força eficaz em nossas vidas.

A primeira coisa que podemos aprender com Neemias é que toda oração é precedida de um conhecimento de uma necessidade. Alan Redpath disse: “Muitas de nossas orações são apenas pedidos a Deus que abençoe alguém que está doente, e nos mantenha na labuta. Mas a oração não é mera tagarelice: é uma guerra”.

Nesse texto vemos como deve ser uma oração que produz resultados:

1.UMA ORAÇÃO QUE É CONDUZIDA NUMA ATITUDE DE REVERÊNCIA

Ele começa sua oração com adoração e culto a Deus, ele reconhece a superioridade de Deus como também sua soberania. “Quanto maior Deus se torna para ele, menor se torna o seu problema”.

2.UMA ORAÇÃO QUE INCLUI O LOUVOR

Suas ações de graça baseava-se no caráter de Deus. Ele dá graças a Deus porque ele guarda os teus mandamentos (v.5). Neemias sabia que o cativeiro havia ocorrido porque os israelitas haviam quebrado a aliança com Deus. E nisso ele continua sua prece da adoração para os pedidos.

3.ATITUDE DE PERSISTÊNCIA SINCERA BASEADA NO FATO DE QUE DEUS RESPONDERÁ A NECESSIDADE DE SEU POVO, SE MAIS UMA VEZ ELES SE SUBMETEREM A AUTORIDADE DO PAI. (I RS 8.29-30, 52; II Crônicas 7.14)

O modelo de oração de Neemias é muito instrutivo. Tem paralelo no modelo dado pelo Senhor Jesus aos seus discípulos (MT. 6.9-13; Lc 11.2-4)

Hoje a muitos que, quando oram, seguem a mesma progressão do pensamento de Neemias, mas sem os resultados que ele obteve. Começa com adoração depois vem a petição. Mas falham em perseverar. A perseverança de Neemias é digna de se notar. Ele persistiu em orar até receber a resposta de Deus. Ele não considerava a oração um botão que basta apenas apertá-lo que o atendente vem. Ele não considerava Deus um garoto de recados. A oração não apenas auxilia a colocar nossas vidas em conformidade com a vontade de Deus, como também nos prepara para receber o resposta. Ela tem o propósito de fortalecer a nossa resolução. A atitude da oração de Neemias é importante, é uma atitude que parte em dois caminhos: SUBMISSÃO E REVERÊNCIA.

4.A ORAÇÃO PARA TER EFEITO TEM DE SER ACOMPANHADA DE CONFISSÃO. (V.6)

A sua confissão caminhou da confissão geral e depois ele passou a ser específico com Deus (v.7)

5.A ORAÇÃO PRECISA BASEAR-SE NAS PROMESSAS DE DEUS (v.7)

Neemias pede o cumprimento das promessas de Deus e este apelo marca o ponto alto de sua oração.

A ORAÇÃO NÃO É VENCER A RELUTÂNCIA DE DEUS; É O APROPRIAR-SE DE SUA MAIS ALTA DISPOSIÇÃO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário