APRENDENDO A SE ENTREGAR 1 Ts 1:1–10; Atos 2:42–47

Muita gente que freqüenta uma igreja cristã tem uma visão bem crítica de sua comunidade. Apesar de serem rápidos em detectar problemas, são incapazes de oferecer soluções. Geralmente, todos desejam mergulhar nos mistérios de Deus, mas quantos de nós se dispõem a praticar os ensinamentos mais simples da Palavra? Por exemplo, 1 Pedro 4:9 diz: “Sejam mutuamente hospitaleiros, sem murmuração”. É muito fácil decorar este versículo, mas quantos praticam esta ordenança? A palavra “Sim” na Bíblia aparece muitas vezes na forma dos chamados mandamentos recíprocos, versículos com orientações sobre o que devemos fazer uns aos outros, como cristãos. Esta mutualidade é uma maneira de eu dizer sim aos meus irmãos na fé e às suas necessidades, enquanto permito que eles digam sim às minhas. Muitas vezes, não tiramos o máximo de nossos relacionamentos porque, cheios de reservas, não temos coragem de entregar nossas vidas (tempo, sentimentos, valores) a eles. Não nos arriscamos em ser autênticos, mantendo tudo na superficialidade e, com medo de nos machucarmos, acabamos abrindo mão das bênçãos. Mas dizer sim aos outros traz seus riscos. Quando nos abrimos a alguém, perdemos o aparente controle sobre a situação, tornando-nos abertos e vulneráveis.
Você já passou por uma situação onde a abertura – um sim para alguém – fez de você uma pessoa vulnerável, assumindo um certo risco? Deus não deseja que nos arrisquemos de maneira tola. Por isto, Ele deixou na Palavra algumas orientações e áreas nas quais Ele se agradaria em nos ver abertos e disponíveis.
1) Estar aberto para outras pessoas é obedecer a Deus – devemos: aceitar (Rm 15:7), ensinar e admoestar (Cl 3:16), estar em paz (Mc 9:50), ser bondosos e compassivos (Ef 4:32), suportar (Ef 4:2), exortar e edificar (1 Ts 5:11), carregar os fardos (Gl 6:2), não mentir (Cl 3:9), perdoar (Ef 4:32), preferir (Rm 12:10), instruir (Rm 15:14), orar (Tg 5:16), servir e amar (Gl 5:13; Jo 13:34). (a) Dos listados acima, qual mandamento mais exemplifica uma entrega ao outro? Por quê? (b) Qual deles parece ser o mais difícil para você?
2) Estar aberto às pessoas ajuda na expansão do Reino de Deus – Dizer sim às outras pessoas não resulta apenas em melhores relacionamentos. Discípulos de Jesus sabem que este tipo de entrega significa viver o amor que apresenta, na prática, o próprio Evangelho àqueles que não o conhecem. Paulo afirma que uma região geográfica enorme ficou sabendo da maneira como os tessalonicenses mudaram de vida, com o conhecimento de Cristo. a) De acordo com esta passagem, o que eles fizeram que chamou a atenção das pessoas à volta? (b) Que tipo ídolos temos hoje, que afastam nossa vida de viver o evangelho de forma mais intensa?
3) Estar aberto a outras pessoas requer um estilo de vida radical – Leia Atos 2:42-47.
(a) Quais eram as características da igreja primitiva, segundo Atos 2, que a faziam diferente dos demais grupos da época? (b) Se escolhêssemos viver da mesma maneira, hoje, que impacto nossa comunidade teria na sociedade?
Colocando em ação – Escolha um dos mandamentos bíblicos da reciprocidade e tome o compromisso de praticá-lo algumas vezes, com diferentes pessoas, durante esta semana.

Um comentário:

  1. Tenho sido mt abençoada com suas pastorais!
    Vc ta falando chique demais! rrsrs
    brincadeiras a parte, suas palavras tem me abençoado e eu sinto mts saudades de ouvi-las
    pessoalmente!
    saudades

    ResponderExcluir