NOSSAS DECISÕES E ESCOLHAS

Se nosso passado, presente e futuro ou nossa visão de mundo influenciam nossa vida e nossa família, quanto mais o impacto das decisões e escolhas que fazemos no dia a dia. Nossas escolhas quanto a casamento, número de filhos, onde vamos morar, a religião, a carreira, todas têm capacidade de colocar ou tirar nossas vidas do prumo certo. As decisões e escolhas são ao mesmo tempo geradoras de realidades e conseqüências das realidades, e por isso podem se transformar num ciclo insano de ações e reações erradas com conseqüências trágicas, que por sua vez vão gerar mais ações e reações erradas. Em contrapartida, se tomamos as decisões corretas, somos não só poupados de problemas, mas também vamos ao encontro da felicidade e de uma vida bem sucedida.
Nossas escolhas precisam ser sempre em cima de uma base sólida, que é a palavra de Deus, e debaixo de bons conselhos e da orientação do Espírito Santo, pois, queiramos ou não, trarão suas conseqüências. Como disse Paulo: o que semearmos, colheremos.
Roubo, drogas, rebeldia, pedofilia, abuso de crianças, adultério, sexo antes do casamento, indisciplina, preguiça, luxúria, materialismo, egoísmo – como as escolhas destas atitudes podem afetar a nossa vida familiar? Nós escolhemos quem seremos, como vamos viver e os caminhos que seguiremos, mas lembre-se, nunca se trata só de você. Vivemos numa coletividade e todos vão sofrer com as escolhas erradas ou ganhar com as escolhas certas.
Neste estudo, veremos como as decisões e escolhas complicaram a vida de alguns personagens bíblicos e discutiremos algumas maneiras de evitar os mesmos “becos sem saída”.
Quebrando o Gelo
P] Se você pudesse voltar atrás em alguma escolha de sua vida, qual seria? Por quê?
Indo mais Fundo
Um erro que leva a outro (2 Samuel 11:1-27) – Davi sentiu forte atração por uma mulher que não era sua esposa e, como era o rei, forçou para ter um caso com ela. Ele adulterou com Bate-Seba e, nesta relação, ela engravidou. Agora a situação fica tensa, pois o marido dela está em viagem a serviço do próprio rei. Para cobrir os fatos Davi tenta fazer Urias ir para a cama com Bate-Seba para dizer que ela havia engravidado do marido, mas o plano fura e Urias não fica com sua esposa por causa do juramento de lealdade ao rei feito pelos soldados. Para encobrir um pecado, Davi comete outro, mandando matar Urias. A realidade é que muitas escolhas erradas acabam provocando outros atos pecaminosos, como por exemplo, sexo fora do casamento gerando abortos, mentiras e outros pecados mais.
[P] Você consegue citar outros casos comuns onde uma escolha errada acaba gerando uma sucessão de erros? Como isto pode acontecer no ambiente de trabalho ou dentro de uma família (por exemplo, na relação de pais e filhos ou entre cônjuges)? Você consegue identificar alguma situação destas em sua vida ou em sua família? Como ficar livre disso?
Vingança: prejuízo para todos (Gênesis 34:1-31) – Nesta passagem, os filhos de Jacó vingaram o estupro de Diná matando todos os homens da cidade de Siquém. Há duas conseqüências trágicas no texto. A primeira é que as escolhas erradas de Siquém trouxeram morte para toda a sua casa. A segunda é sobre os vingadores de Israel, eles se fizeram odiados por todos os vizinhos em função da traição que decidiram praticar.
[P] Por que a vingança é uma opção tão buscada? O que há de tão atrativo nela? O que há de errado com ela?
[P] A partir de Romanos 12:19-21, como devemos agir diante do desejo de vingar algum mal feito a nós? Como isto se daria na prática? Você consegue dar algum exemplo real que aconteceu com você?
Um Passo a Mais
Quais decisões erradas você consegue identificar em sua história que ainda podem ser mudadas? O que você deve fazer para quebrar ou evitar um ciclo vicioso de valores e atitudes em sua vida ou em sua família? Compartilhe com o grupo como o evangelho de Jesus Cristo tem mudado sua maneira de tomar decisões e como sua vida tomou outro rumo a partir desta mudança. Formem duplas de oração para um compartilhar mais aberto e comprometam-se a orar um pelo outro durante toda a semana para que as decisões e escolhas corretas influenciem sua família rumo ao altar de Deus.

Um comentário:

  1. Que a graça e a paz do senhor esta com vós ,
    que parabenizar a UMP de CAçapava por mais um ano a serviço do Senhor...


    Marcio zuza
    Secretário executivo de Mocidades
    Federação de Mocidades do Oeste Potiguar /RN

    ResponderExcluir