Para mudar, preciso confessar, reconhecer que tenho um problema e que sou responsável pela mudança. A confissão é o primeiro passo do processo de mudança de Deus. Confessar significa concordar com o que Deus tem a dizer a nosso respeito, e quando há um problema, Ele diz: “Isto deve mudar, não pode continuar”. O que se espera de nós é a confissão: “Sim, concordo, deve mudar agora”. Pense nas inúmeras vezes que dizemos, diante de um problema: “Todos fazem isto”, “Não é minha culpa”, “Sou humano”. A mudança verdadeira começa quando paramos de dizer tais coisas a nós mesmos e às pessoas que machucamos. Ao mesmo tempo, temos que passar a afirmar o que Deus, em Sua Palavra, diz a respeito do problema que estamos enfrentando, passando a fazer nossas as palavras dEle. Confessar não é um autoflagelo ou uma penitência. Confissão é a resposta positiva de mudança diante da mensagem de graça pregada por Jesus. Ela não é dizer a respeito do que fizemos ou estamos fazendo de errado, mas a atitude de mudança gerada pelo arrependimento. 1 João 1:9 diz que “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”.
Quebrando o gelo:
[?] Você já quebrou ou estragou algo de outra pessoa e escondeu a verdade? Como foi a sensação?
Princípios para Toda a Vida
1º Princípio: Quando justificamos nosso pecado, a bola de neve só aumenta.
Leia 2 Samuel 11:1-5. Logo antes deste acontecimento, Deus prometera a Davi que sua descendência reinaria em Israel para sempre (veja 2 Sm 7:16). No cap. 10, Davi termina a unificação do país e entra num período de paz ao derrotar seus inimigos. Davi estava “na crista da onda”. Mas nesta passagem, os pensamentos de Davi seguem uma progressão diabólica: ele vê Bate-Seba, descobre que é casada e mesmo assim decide ter um encontro com ela, não só mantendo relações, mas também a deixando grávida. Depois disto, resolve tentar manipular o marido e acaba ordenando sua morte.
[?] Como a progressão dos atos de Davi o levou a planejar a morte de uma pessoa? Podemos afirmar que um pecado não tratado leva a outro pecado ainda maior?
[?] Repare nos pecados que Davi cometeu neste episódio. Quantos dos Dez Mandamentos ele quebrou (veja Êxodo 20)?
[?] Qual foi a participação de Bate-Seba no ocorrido? Ela poderia ter dito não a Davi?
[?] Alguma vez você já cedeu a alguma tentação (de qualquer natureza) e se viu inventando uma mentira maior que a outra para encobrir o primeiro erro, numa grande bola de neve? Alguém chegou a pagar pelo seu erro? Compartilhe com o grupo, se você se sentir à vontade para tal.
[?] O que você acha que acontece com a espiritualidade de uma pessoa quando ela se recusa a assumir um erro/pecado, tentando encobri-lo?
2º Princípio: Deus nos ama demais para deixar-nos vivendo em pecado.
Cerca de um ano depois, um profeta de nome Natã vai até Davi e confronta-o com o pecado que ele achava já estar resolvido (Davi se casara com a viúva Bate-Seba). Leia 2 Samuel 12:1-14. Deus é o Deus da verdade. Ele muitas vezes usou profetas para declarar a verdade a reis e governantes, muitas vezes usando metáforas e parábolas.
[?] Como a parábola de Natã se relacionou com fatos da história de Davi e Bate-Seba? Como a parábola aumentou o impacto da verdade de Deus para Davi?
[?] Após um ano, Davi ficara endurecido pelo pecado. Deus providenciou um salva-vidas contra o auto-engano: um amigo sincero e Sua Palavra. Como Deus tem usado tais “salva-vidas” em sua vida?
[?] Há algum(ns) Natã(s) em sua vida? Como você costuma reagir à correção de outra pessoa? Você tem deixado Deus usar sua vida para ajudar outros a sair do autoengano?
3º Princípio: Se confessamos nosso pecado, experimentamos a plenitude da misericórdia de Deus e quebramos o poder do pecado sobre nós.
Davi escreveu o Salmo 51 como resposta à confrontação de Deus através do profeta Natã. Leia Salmo 51:1-17. É notório que Davi mudou de atitude em relação ao pecado. E ele foi sincero o bastante para deixar um registro para todos nós sobre seu arrependimento. Este salmo mostra tanto a miséria em que Davi se encontrava antes de confessar seu pecado e o alívio recebido depois.
[?] O que Davi entendeu sobre pecado, confissão e a misericórdia de Deus, baseado neste episódio?
[?] Você tem a tendência a tentar resolver o seu problema com o pecado através de atitudes próprias de penitência e sacrifício (tentar realizar algo para compensar o que fez de errado)? Como o viver com o coração contrito agrada mais a Deus do que fazer um sacrifício?
[?] A confissão tem encontrado espaço e valor em sua vida? Quais são os benefícios de se ter um(a) amigo(a) para confessar pecados, além do Senhor?
Aplicando o Aprendizado
Leia Salmo 103:11-13. Deus não quer que escondamos nossos pecados. Ele deseja que concordemos com Ele e confessemos nossos pecados não só a Ele, mas também uns aos outros. Se você tem pecados escondidos, encontre alguém em quem você confie para poder confessá-los. Este é o caminho para a libertação e a paz de alma. Defender-se não vai ajudar nem um pouco. Quanto mais fingimos estar cobertos de justiça própria, menos da justiça que vem da cruz de Cristo poderá ser derramada sobre nossa vida. Alguns pecados, especialmente vícios ou aqueles que cometemos repetidamente há algum tempo, só serão vencidos quando abrirmos nossos corações em oração para uma pessoa de confiança.
“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5:16)
Em ação: Tente desenvolver uma rotina diária de revisar seu dia e suas atitudes ao final do dia, antes de dormir, fazendo deste tempo também um período de confissão de pecados. Experimente escrever uma carta de confissão a Deus. Você pode compartilhá-la com outra pessoa ou mesmo destruí-la, como quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário