Mudando o Que Penso - Estudo 02

Temos que mudar o sistema de crenças.

Textos:Isaías 55:7; Ezequiel 18:30–32; Joel 2:13; Atos 7:54–8:3, 9:1–19;2 Coríntios 11:23–28; 1 Timóteo 1:12–14

AQUECENDO O CORAÇÃO

Quando fazemos algo claramente errado, danoso ou destrutivo, muitas vezes ouvimos a seguinte pergunta, às vezes de nós mesmo: “Em que você estava pensando para fazer isto?”. Apesar de geralmente ser retórica, esta é uma boa pergunta, pois a realidade é que nossos pensamentos mostram as escolhas que temos. São nossos pensamentos que, através de racionalizações, desculpas e auto-engano, nos levam a fazer aquilo que havíamos nos comprometido a não fazer. Nós minimizamos em nossas mentes as conseqüências de nossas ações, pensando acerca de nossos problemas de tal modo que eles continuem atropelando nossa caminhada. Estas são as cinco principais frases de auto-engano que usamos: “Só desta vez. Eu consigo controlar.”, “Ninguém vai ficar sabendo.”, “Não é tão grave. Todo mundo faz isto.”, “Não pode ser tão errado se me faz tão bem.”, “Eu vou fazer, pois sei que Deus vai me perdoar depois.”

QUEBRANDO O GELO:

[?] Compartilhe uma ocasião em que você usou uma das frases acima.

PRINCÍPIOS PARA TODA A VIDA

1º Princípio: A maior barreira ao arrependimento é minha resistência em ver que preciso mudar. O mito diz que arrependimento é sentir algum tipo de remorso pelo que fez. Este sentimento negativo é parte do processo, mas só o início. Arrependimento é uma mudança de mente e uma mudança de direção. No grego, a palavra mente não é apenas o lugar dos pensamentos, mas também aquilo que nos dirige e guia nossas decisões. Assim, uma mudança de mente não está relacionada ao simples escolher de um filme na locadora, mas uma mudança fundamental na maneira como encaramos a vida e as decisões que tomamos todos os dias. Arrependimento significa uma guinada de 180º no modo de lidarmos com nossos problemas. Um jovem de nome Saulo experimentou uma mudança radical em sua forma de pensar, ficando conhecido depois como o apóstolo Paulo. Leia sobre ele em Atos 7:54–8:3.

[?] Você já viu alguém sofrer qualquer tipo de violência e não fez nada para ajudar? Como você se sentiu ao se ver cometendo o pecado da omissão? Como posso me arrepender de tal pecado?

[?] Na história de Saulo, ele perseguia os cristãos achando que estava fazendo a coisa mais certa do mundo, mas na verdade estava agindo motivado por preconceito. Quais são os grupos em nossa sociedade que são alvo de nosso preconceito? Quais atitudes aprendemos na Bíblia que devemos ter em relação a eles?

[?] Por que você acha que Paulo teve tanta dificuldade para ver seu pecado? Você se acha uma pessoa com boa autocrítica nesta área?

2º Princípio: O arrependimento tem duas vias: afastar o pecado e aproximar de Deus. Leia Isaías 55:7, Ezequiel 18:30-32 e Joel 2:13. O arrependimento é composto de duas partes:

1. Afastando-se do problema, hábito ou pecado – Esta é uma decisão, uma determinação para evitar aquilo que no passado era procurado. É uma mudança na maneira de encarar o que é aceitável ou inaceitável fazer.

2. Aproximando-se de Deus – Significa aproximar-se de nossa própria integridade. A palavra para arrependimento no hebraico significa retornar para o lugar de onde viemos, voltar para o lugar do qual pertencemos, para o qual Deus nos criou. É uma mudança de pensamento a respeito de quem nós realmente somos. Leia Atos 9:1-19, a respeito da conversão (e do arrependimento) de Saulo. É um raro momento onde vemos toda a visão de mundo de uma pessoa virar de cabeça para baixo, onde tudo o que ele achava estar relacionado a Deus e à vida estava errado. E, assim, tudo mudou. Você conhece alguém que tinha certeza de que nunca se tornaria um seguidor de Jesus Cristo por causa das muitas coisas ruins que fez na vida? Ananias deve ter pensado isso de Saulo, e por isto estava com medo.

[?] O que chama a atenção na saudação de Ananias a Saulo (v. 17)? O que tal saudação diz a respeito do caráter de Ananias e de seu entendimento a respeito do que aconteceu com Saulo?

[?] Em que você acha que Saulo estava pensando durante os três dias de cegueira e jejum? Como você acha que a visão da vida e do mundo para Saulo após seu encontro com Jesus?

[?] Cite alguns conceitos que mudaram em sua vida quando você conheceu Jesus Cristo. Como você pensava antes e como começou a pensar desde então?

3º Princípio: O verdadeiro arrependimento reorganiza todos os aspectos de minha vida, fazendo-me abandonar o pecado e adotar a missão de Deus como minha agenda. Deus demonstrou sua infinita graça a Saulo, não só perdoando-o, mas também fazendo dele o grande apóstolo Paulo. Mas antes que isto acontecesse, Paulo teve que reorientar seu modo de pensar, passando a crer de forma tão intensa no que estava recebendo de Deus que estivesse disposto a entregar sua vida por esta causa. Leia 1 Timóteo 1:12-14 e veja como Paulo se enxergava neste processo.

[?] Como Paulo se enxergava antes de conhecer Cristo? E depois?

[?] Como esta nova perspectiva mudou sua forma de viver? Leia 2 Coríntios 11:23-28. Deus não deseja que todos nós soframos como Paulo, e seguir a Cristo, não tem nada a ver com masoquismo. Para Paulo, arrependimento não era apenas ter uma lista de proibições, pois antes de perseguir cristãos ele já tinha esta lista. Para ele, arrependimento estava mais ligado a ter uma lista de coisas que ele deveria fazer, mas que antes não fazia. Mais do que abandonar uma vida cheia de pecados, arrependimento é uma mudança para uma vida de serviço e sacrifício ao próximo. Paulo não só parou de perseguir os cristãos, mas passou a servi-los em missão, contribuindo para a edificação do Reino de Deus.

[?] Olhando para o arrependimento sob esta ótica, que mudança radical deve ser feita em sua vida para que você possa se alinhar com este estilo de vida do Reino de Deus?

APLICANDO O APRENDIZADO

A vida centrada em Cristo não é baseada em tédio e condenação. Os sacrifícios que fazemos por outros são acompanhados por recompensas do alto (Mateus 19:29-30). A mais comum destas bênçãos é a alegria. Diversos escritos de Paulo são marcados por uma alegria que não vinha das circunstâncias à sua volta, mas de um sentimento interior que situação nenhuma podia abafar. Apesar de o arrependimento ser algo individual, seus efeitos são coletivos: uma vida em comunidade repleta de paz de espírito e vida abundante.

Memorize estes versículos: “Acima de tudo, guarde os seus pensamentos, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4:23). “A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação; e a tristeza segundo o mundo produz morte.” (2 Coríntios 7:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário