Só posso mudar se eu obedecer a Deus.
Textos: 1 Reis 17:1–24; Romanos 8:1–11; Efésios 4:17–24
AQUECENDO O CORAÇÃO
Muitas pessoas se sentem incapazes de resolver seus problemas mais internos, como se não tivessem opção e fossem obrigadas a fazer o que sempre fizeram sobre o assunto. Os programas de reabilitação geralmente afirmam aos seus membros: “Força de vontade não resolve”. Mas obediência a Deus não é força de vontade, mas a força da fé. Mesmo que a obediência envolva atos de vontade e escolha humanas, ela não é só apenas decidir não fazer algo. Este estudo não é sobre a capacidade de simplesmente dizer não para o problema, mas é sobre dizer sim para Deus.
QUEBRANDO O GELO:
[?] Quando você era jovem, o que seus pais faziam para corrigir uma atitude errada sua?
PRINCÍPIOS PARA TODA A VIDA
1º Princípio: Deus recompensa a obediência. Elias foi o primeiro profeta importante que Deus enviou para Israel e Judá. Os reis israelitas construíram templos pagãos e ídolos da forma mais abominável. Havia poucos sacerdotes de resto para continuar com a tradição do culto a Jeová, o Deus de Abraão, Isaque, Jacó e Moisés. Na ausência de um rei ou sacerdote temente a Deus, o Senhor usou Elias para resgatar seu povo da falência moral e morte espiritual. Acabe, o rei de Israel na época, e sua esposa Jezabel levaram o povo a adorar o falso deus Baal, do qual os cananitas acreditavam ser o responsável pela chuva e colheitas fartas. Deus encarregou Elias de dizer a Acabe que haveria seca por muitos anos. Quando os profetas de Baal não conseguiram fazer chover, Acabe desejou a morte de Elias. Leia 1 Reis 17:1-24.
[?] Como você reagiria se fosse uma viúva e um profeta de Deus que você nunca viu lhe pedisse o resto de comida que você e sua família tinham, prometendo que Deus cuidaria de vocês?
[?] Que “farinha” ou “óleo” essenciais têm faltado em sua vida atualmente?
[?] Deus cuidou tanto do profeta quanto da viúva quando escolheram obedecer a Ele. Você pode dar algum exemplo de uma ocasião em que sentiu o cuidado de Deus enquanto escolhia obedecer-Lhe?
2º Princípio: Deus nos promete que, caso escolhamos obedecê-Lo, seremos capacitados a viver uma vida radicalmente nova. Leia Efésios 4:17-24. Deus tem um plano de vida completamente diferente para nós ao nos aproximarmos dEle. Ele nos ajuda a entender o que é realmente importante e colocar em nós um desejo de viver esta nova vida. Não pense que entregar-se a Deus e dizer não ao pecado é um caminho sem volta de uma vida de privações e desprazeres. A obediência leva a uma existência mais completa, rica e funcional. As bênçãos de uma vida obediente não são uma miragem, mas nos levam às fontes de água pura – a existência em Cristo. A estrada da obediência não é muito fácil de trilhar para a maioria de nós. Nós falharemos, cairemos, daremos passos para trás e nos perderemos por alguns momentos. A falha é inevitável e é de inteira responsabilidade nossa, mas a boa notícia é que Deus, através de Jesus Cristo, estará sempre esperando de braços abertos até que retornemos a Ele e o sigamos.
[?] Como a obediência a Deus pode mudar nossas vidas? O que ela já mudou em sua vida?
[?] O que devemos fazer quando falharmos em obedecer a Deus?
[?] De acordo com Efésios 4:22–23, como podemos nos mover adiante quando nossa vida parece estar empacada com o pecado?
3º Princípio: Não podemos obedecer com nossa própria força. Precisamos do poder do Espírito Santo para obedecer a Deus. Deus deixa bem claro que há um poder especial disponível para aquele que deseja superar suas escolhas pecaminosas e padrões de comportamento que desagradam a Cristo: “Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado.” Romanos 6:6-7. O perdão do pecado que vem através de Cristo não apenas nos dá liberdade da penalidade do pecado, mas também liberta do poder do pecado. Antes de uma pessoa estar em Cristo, ela não tem poder sobre seus problemas e lutas, mas uma vez em Cristo, o poder do pecado é quebrado e uma nova liberdade para fazer suas escolhas é experimentada, como nunca havia sido. Este poder vem do Espírito Santo que vive dentro daquele que crê. Mas, como toda fonte de poder, ela deve estar conectada e desobstruída através de nossa própria vontade. Leia Romanos 8:1–11.
[?] Esta passagem diz que um foco em Deus e não em nós mesmos, em Seus desejos, e não em nossas vontades, na dependência de Deus, e não na força de vontade, nos ajudará a vencer o pecado e viver a verdadeira obediência. Você pode dar um exemplo de como isto acontece na prática?
[?] Quais as características dos dois tipos de pessoas que esta passagem (em especial os vv. 5-10) menciona? Faça duas listas. O que a diferença das duas listas lhe diz a respeito de seu estilo de vida?
APLICANDO O APRENDIZADO
Uma grande verdade em relação à nossa batalha do novo viver (em Cristo) contra o antigo estilo de vida (egoísta e não regenerado) é que é uma batalha de duas frentes: a interna e a externa. Nós temos que trabalhar nosso caráter interior e aderir aos padrões espirituais que encontramos nas escrituras. Devemos aprender a render nossas vidas gradualmente a Cristo (finanças, relacionamentos, sexualidade, etc.). A obediência não pode ser alcançada simplesmente pela força de vontade. Temos que aprender a seguir a voz de Deus diariamente, investindo tempo na leitura das Escrituras, estudando-a e refletindo em seus textos, aplicando suas verdades em nossa vida de uma forma integral. Temos que ter um encontro diário com Deus em oração, não apenas para derramar sobre Ele nossas necessidades, mas para silenciosamente buscar dEle respostas e direção.
Em Ação: Separe alguns minutos para fazer uma pequena lista de pecados e imaturidades espirituais com os quais está lutando atualmente. São eles os mesmos de um ano atrás? O que fez você superar alguns e porque não superou outros? O que deve mudar em sua vida para que novas e duradouras vitórias possam ser experimentadas nestas áreas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário