"Ester" Nascida para reinar

Ester 2:17

Abertura Se o Brasil se transformasse numa monarquia e você fosse escolhido Rei do Brasil, quais seriam suas primeiras medidas reais?

Compreensão Se você já se pegou sonhando em, como num filme, ser como um rei ou uma rainha, a Bíblia lhe diz que pode parar de sonhar, pois, para Deus, é assim que você é. Apocalipse 5:9,10 diz que Cristo nos comprou para que reinássemos junto com ele. A grande diferença é que o reino não é do mundo, mas de Deus, algo muito superior ao

que vemos na TV. Ester, já no fim do período de cativeiro de Israel, experimentou um pouco deste gosto de reinar, e algumas atitudes de sua vida ilustram o que Deus espera de nós, enquanto nos preparamos para o reinado final com Jesus Cristo:

Alcançando favor – Se a beleza fosse seu único atrativo, Ester não teria ficado com o trono de Vasti, pois é dito que ela era belíssima. Ester, além de bela “alcançou favor de todos quantos a viam” (Et 2:15), conquistando o coração das pessoas não só com sua beleza, mas também com sua personalidade. Ninguém se agrada de governantes prepotentes e orgulhosos, como demonstrou ser Vasti, mas a doçura e humildade de Ester renderam-lhe respeito e admiração. Quer você seja empresário, dona de casa, banqueiro ou atleta, precisa, em nome de Jesus, alcançar o favor daqueles que o cercam, não com uma postura de quem manda, mas com a atitude de quem serve.

Dependendo de Deus – Os que verdadeiramente têm sangue nobre nunca se esquecem do Rei dos reis, Jesus Cristo. Exercem seus reinados em completa submissão Àquele que está acima deles, buscando honrá-lo em obediência, em todo o tempo. Ester, mesmo como rainha, reage diante da ameaça aos israelitas convocando todos a um tempo de jejum e oração (Et 4:16). Os verdadeiros reis admitem e se submetem à autoridade de Deus, e sua nobreza reside na profundidade de sua fé e na firmeza de seu compromisso e confiança no Senhor. Reinar não é estar no topo da pirâmide de poder, mas estar na posição mais privilegiada e responsável para servir.

Mostrando amabilidade e sinceridade – Passado o perigo, Ester e Mardoqueu escreveram cartas aos israelitas das províncias com palavras “de paz e verdade” (Et 9:30). Palavras amáveis e sinceras – eis aí uma combinação difícil. Facilmente caímos nos dois extremos: falar palavras amáveis, mas não totalmente verdadeiras (para evitar um conflito com nosso ouvinte), ou falar palavras verdadeiras, mas sem qualquer amabilidade (e aí usamos a verdade para machucar o próximo). Não podemos ser nem omissos nem briguentos, mas usar da palavra de forma equilibrada e abençoadora. Sempre, ao falar com outro, devemos nos perguntar: estou usando a verdade com amor? Estou abençoando sem “dourar a pílula”? Com Ester vemos que realeza não está ligada a árvore genealógica ou prestígio social, mas à nossa identidade diante de Deus e à atitude de nosso coração. Muito antes de receber a coroa de rainha, Ester já tinha um coração real. E seu coração? Como está?

Discussão A partir da reflexão sobre a vida de Ester, responda as questões abaixo e compartilhe-as com o seu grupo.

1. Você saberia explicar a diferença entre poder e autoridade?

2. Na prática, qual a diferença entre uma pessoa que exerce um cargo de autoridade submetendo-se a Deus e outra que não tem este compromisso? Você já experimentou esta diferença nos seus relacionamentos (escola, trabalho, família...)?

3. No equilíbrio entre usar palavras amáveis e a verdade, onde você se encontra? É mais do tipo “falo a verdade, doa a quem doer”, do tipo “falo meia verdade pra não arrumar confusão”, ou busca ao máximo falar a verdade em amor (Efésios 4:15)?

4. De que maneira você está exercendo seu sacerdócio real, como cristão?

Palavra Final “Aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.” (Romanos 5:17b)

Um comentário: